COOPERATIVAS DE CRÉDITO: Reflexões sobre os diferenciais em relação as demais instituições financeiras na perspectiva do cooperado

Autores

  • Elaine Cristina Moser Lepeck Valor Humano/UNIFEBE
  • Luiz Antônio Domingos da Silva UNIASSELVI
  • Renato Liberato Dallabona
  • Iramar Ricardo Paulini Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Everaldo da Silva Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE http://orcid.org/0000-0001-9716-8421

Palavras-chave:

Cooperativas de Crédito, Bancos Comerciais, Cooperados.

Resumo

O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar os diferenciais competitivos das Cooperativas de Crédito com relação aos Bancos Comerciais. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica para explanar o histórico do Cooperativismo no Brasil e no Mundo, os diferencias entre Bancos e Cooperativas de Crédito e a evolução das Cooperativas. Após, foi aplicada uma pesquisa quantitativa com amostragem por conveniência na Viacredi – Cooperativa de Crédito do Vale Itajaí, com uma amostragem de 30 cooperados para analisar a percepção e identificar quais as vantagens, grau de satisfação e produtos e serviços mais procurados.  A Viacredi, representando aqui as cooperativas, busca constantemente atingir sua missão, que é oferecer soluções financeiras orientadas pelos princípios cooperativistas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Moser Lepeck, Valor Humano/UNIFEBE

Especialista em Gestão de Negócios. (Valor Humano/UNIFEBE). E-mail: nani_moser@yahoo.com.br

Luiz Antônio Domingos da Silva, UNIASSELVI

Bacharel em Serviço Social (UnC). Pós-Graduado em Gestão Sócio Ambiental (FACET), Engenharia da Produção (UNIUV), logística e Administração Estratégica (UNIASSELVI), Mestre em Desenvolvimento e Sociedade (UNIARP). E-mail: luiz.silva@adami.com.br.

Renato Liberato Dallabona

Graduado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). E-mail: renatodallabona@terra.com.br

Iramar Ricardo Paulini, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduado em Ciências Sociais (FURB). Especialista em Educação e Meio Ambiente. E-mail:  iramar ipaulini@hotmail.com

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Cienstista Social. Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor e Pesquisador. E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Referências

CECRED. O sistema CECRED evolui e agora é AILOS. Disponível em: https://www.cecred.coop.br/ . Acesso em 29 de maio de 2015.

FONSECA, Isaque; VEIGA, Sandra Mayrink. Cooperativismo: uma revolução pacífica em ação. Rio de Janeiro: DP&A-Fase, 2001.

FRANCKE, Walmor. Doutrina e Aplicação do Direito Cooperativo. Porto Alegre: Palotti, 1983.

MEINEM, Ênio; DOMINGUES, Jefferson Nercolini. Cooperativas de Crédito no Direito Brasileiro. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2002.

MEINEN, Ênio. Mário Port. O Cooperativismo de Crédito Ontem, Hoje e Amanhã. 1. ed. Brasília: CONFEBRAS, 2012.

ROESCH, Sylvia M. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 1996.

SACHET, Celestino; WATERKEMPER, Margaret; SACHET, Sérgio. A vitória do crédito de confiança – O microcrédito em Santa Catarina. Florianópolis: Badesc, 2001.

SCHIFFMAN, L. & KANUK, L. Comportamento do consumidor. LTC Editora. 6a ed. 2000. P. 27).

UNICRED. Crédito em cooperativas deve crescer 20% em 2015. Disponível em: https://www.unicred.com.br/valedasantas/frame.php?class=Noticia&method=Ler&cd_noticia=6664. Acesso em 02 fev. 2018.

VIACREDI. VIACREDI: Cooperativa de Crédito. Disponível em: https://www.viacredi.coop.br/. Acesso em 29 de maio de 2015.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Cristina Moser Lepeck, E., Domingos da Silva, L. A., Liberato Dallabona, R., Ricardo Paulini, I., & Silva, E. da. (2018). COOPERATIVAS DE CRÉDITO: Reflexões sobre os diferenciais em relação as demais instituições financeiras na perspectiva do cooperado. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(17). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9388