COOPERATIVAS DE CRÉDITO: Reflexões sobre os diferenciais em relação as demais instituições financeiras na perspectiva do cooperado

Elaine Cristina Moser Lepeck, Luiz Antônio Domingos da Silva, Renato Liberato Dallabona, Iramar Ricardo Paulini, Everaldo da Silva

Resumo


O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar os diferenciais competitivos das Cooperativas de Crédito com relação aos Bancos Comerciais. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica para explanar o histórico do Cooperativismo no Brasil e no Mundo, os diferencias entre Bancos e Cooperativas de Crédito e a evolução das Cooperativas. Após, foi aplicada uma pesquisa quantitativa com amostragem por conveniência na Viacredi – Cooperativa de Crédito do Vale Itajaí, com uma amostragem de 30 cooperados para analisar a percepção e identificar quais as vantagens, grau de satisfação e produtos e serviços mais procurados.  A Viacredi, representando aqui as cooperativas, busca constantemente atingir sua missão, que é oferecer soluções financeiras orientadas pelos princípios cooperativistas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atua.


Palavras-chave


Cooperativas de Crédito, Bancos Comerciais, Cooperados.

Texto completo:

PDF

Referências


CECRED. O sistema CECRED evolui e agora é AILOS. Disponível em: https://www.cecred.coop.br/ . Acesso em 29 de maio de 2015.

FONSECA, Isaque; VEIGA, Sandra Mayrink. Cooperativismo: uma revolução pacífica em ação. Rio de Janeiro: DP&A-Fase, 2001.

FRANCKE, Walmor. Doutrina e Aplicação do Direito Cooperativo. Porto Alegre: Palotti, 1983.

MEINEM, Ênio; DOMINGUES, Jefferson Nercolini. Cooperativas de Crédito no Direito Brasileiro. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2002.

MEINEN, Ênio. Mário Port. O Cooperativismo de Crédito Ontem, Hoje e Amanhã. 1. ed. Brasília: CONFEBRAS, 2012.

ROESCH, Sylvia M. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 1996.

SACHET, Celestino; WATERKEMPER, Margaret; SACHET, Sérgio. A vitória do crédito de confiança – O microcrédito em Santa Catarina. Florianópolis: Badesc, 2001.

SCHIFFMAN, L. & KANUK, L. Comportamento do consumidor. LTC Editora. 6a ed. 2000. P. 27).

UNICRED. Crédito em cooperativas deve crescer 20% em 2015. Disponível em: https://www.unicred.com.br/valedasantas/frame.php?class=Noticia&method=Ler&cd_noticia=6664. Acesso em 02 fev. 2018.

VIACREDI. VIACREDI: Cooperativa de Crédito. Disponível em: https://www.viacredi.coop.br/. Acesso em 29 de maio de 2015.




Direitos autorais 2018 Cadernos Zygmunt Bauman

ISSN 2236-4099