TINTAS E PODER: dois maranhenses na Academia Brasileira de Letras

Autores

  • Flaviano Menezes da Costa Universidade Federal do Maranhão.

Resumo

Ao apresentar as trajetórias literárias e as divergências de ideias de dois escritores maranhenses (Graça Aranha e Coelho Neto) que participaram da Academia Brasileira de Letras, este artigo pretende problematizar, a partir de duas frases proferidas por aqueles no ano de 1924, as relações entre a literatura e a política. Para compreender este complexo ambiente de contribuições, mas também de interesses, que permite criar um poder simbólico ancorado em representações artísticas e vertentes ideológicas, com o intuito de se elevar um ethos do homem culto, criador de sistemas de tradicionalidades, trazemos as considerações do sociólogo francês Pierre Boudieu (“O poder simbólico, 2010) e do filósofo argentino  Enrique Dussel (“Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação”, 1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviano Menezes da Costa, Universidade Federal do Maranhão.

Graduado em Letras, graduado em Filosofia e Mestre em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. 

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

da Costa, F. M. (2018). TINTAS E PODER: dois maranhenses na Academia Brasileira de Letras. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(16). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8543