O EXERCÍCIO DO CAOS: um caso de literatura ficcional maranhense

Autores

  • Everaldo dos Santos dos Santos Almeida Professor da Faculdade Pitágoras e da Faculdade
  • Andrea Teresa Martins Lobato Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

Em O Exercício do Caos, filme de Frederico Machado, a imagem guia formas de dizer e representar estados em que a palavra, talvez, não conseguiria abarcar certas potencialidades da natureza humana. Por assim dizer, O Exercício do Caos é uma aclamação ao que também habita o humano e algumas de suas complexidades. Paralelamente a essas ponderações, abrimos breves ponderações de como a identidade feminina é apresentada no filme. A decisão inicial para este trabalho foi oriunda de como a literatura ficcional maranhense de Frederico Machado convocou a caracterização dos indivíduos, como resultado de traços históricas, culturais e ideológicas de fragmentos culturais do Nordeste brasileiro e os materializou nas diferentes formas de dizer e de representar a realidade por meio de um discurso transposto e trazido à tona da memória por um intertexto, isto é, na companhia de outro discurso com que divide a responsabilidade do sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo dos Santos dos Santos Almeida, Professor da Faculdade Pitágoras e da Faculdade

Mestrando em Letras (Teoria Literária) da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professor da Faculdade Pitágoras e da Faculdade EDUFOR em São Luís (MA). 

Andrea Teresa Martins Lobato, Universidade Estadual do Maranhão

Professora-orientadora e coordenadora do PPGMEL - Mestrado em Letras (Teoria Literária) da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. 

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

dos Santos Almeida, E. dos S., & Martins Lobato, A. T. (2018). O EXERCÍCIO DO CAOS: um caso de literatura ficcional maranhense. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(16). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8542