A MODERNIDADE E O URBANO: De Fausto à soberania da produção e do indivíduo

Autores

  • Cláudio Robert Pierini Doutorando em Engenharia Urbana pela UFSCar

Palavras-chave:

modernidade, urbano, Fausto, velocidade, indivíduo.

Resumo

Esse ensaio é resultado de pesquisa exclusivamente bibliográfica, que aponta as barbáries que a modernidade impôs ao meio urbano e aos indivíduos e a relação deste com os espaços, devido alterações nos modos de produção. As principais teorias utilizadas para esse ensaio passaram por Marshall Berman, Karl Marx, Zygmunt Bauman, Georg Simmel e Karl Polanyi, partindo da contribuição de Goethe, com “Fausto”, e de Baudelaire, com o poema “A perda do Halo”. Destes autores foram selecionadas obras que possuem como ponto principal a modernidade e suas consequências. Neste estudo, em específico, encontra-se proximidade entre a velocidade, inaugurada pela potência dos seis cavalos de Fausto, e a tragédia e a barbárie vividas no meio urbano, que se assemelham ao experimentado pelo casal e por Gretchen, que remete, na contemporaneidade, às ruas descendentes dos macadames e das carruagens, assim como às fábricas, às grandes obras e aos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Robert Pierini, Doutorando em Engenharia Urbana pela UFSCar

Professor Universitário e Doutorando em Engenharia Urbana pela UFSCar e Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP São Carlos (2014), Bacharel em Administração, com habilitação em Administração Pública, pela Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2011) e Licenciado em Educação Física pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2004). Além de um trimestre letivo no curso de Urbanismo pela Université de Montréal no Canadá (2011). Um livro e um capítulo dentro dos campos da Economia e da Sociologia Econômica. Aceito como estagiário-pesquisador na Université du Quebec à Montréal (UQAM), na Université de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) e na Universidade de Lisboa (ULisboa).

Referências

BAUDELAIRE, Charles. O Spleen de Paris (Pequenos Poemas em Prosa). Trad. António Pinheiro Guimarães. Relógio D’Água Editores, 1991. pp. 131-132.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

DICKENS, Charles. Oliver Twist. Trad. Antônio Ruas. São Paulo: Círculo do Livro, 1976.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto. Trad. Jenny Klabin Segall. São Paulo: Editora 34. 2004/07. 2 vols. (Bilíngüe).

LUKÁCS, Georg. História e Consciência de Classe: ensaios sobre dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MACIVER, Robert Morrison. Apresentação. In: POLANYI, Karl. A grande transformação. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

MARX, Karl. Grundrisse: Elementos Fundamentais para a Crítica da Economia Política. Trad. Mário Duayer e Nélio Schn. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

_________. O Capital. Livro I, v. 01. São Paulo: Abril Cultural, Série Os Economistas, 1983.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Editora Paz e Terra, 1998.

POLANYI, Karl. A grande transformação. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

SIMMEL, Georg. O dinheiro na cultura moderna. In: SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Brasília: Ed. UnB, 1998a, p. 23-40.

VEBLEN, Thorstein. A Teoria da Classe Ociosa: Um estudo econômico das instituições. Trad. Olívia Krähenbühl. São Paulo: Atica, 1974. (Os pensadores).

WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. 2ª ed. São Paulo: USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia: Editora 34, 2006.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Pierini, C. R. (2018). A MODERNIDADE E O URBANO: De Fausto à soberania da produção e do indivíduo. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(17). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8037