HEIDEGGER, DESCARTES E A METAFÍSICA MATEMÁTICA

Autores

  • Ícaro Miguel Ibiapina Machado Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Everaldo da Silva Centro Universitário de Brusque e na Sociedade Educacional Leonardo da Vinci http://orcid.org/0000-0001-9716-8421

Palavras-chave:

Heidegger, Descartes, Metafísica.

Resumo

Heidegger, ao longo de sua obra, apresenta duas formas que a metafísica pode se manifestar. Aqui, lançamos nosso olhar para sua segunda vertente: a Matemática. Desse modo, objeta-se apresentar uma sistematização geral sobre esta concepção no que se refere ao método de René Descartes e as críticas perpetradas pelo filósofo da Floresta negra. Encontrou-se, em primeiro lugar, como solo fundamental desta metafísica, a escolha ontológica prévia que o matemático faz sobre os entes pesquisados, ou seja, a própria matematização. Em segundo lugar, expôs-se a concepção do autor no tange a extensão e a consequente previsibilidade daí advinda. Em seguida, discorre-se sobre aspectos mais propriamente metodológicos da matemática, enquanto metafísica. Depois, apresenta-se as principais críticas à Descartes e sua “aparente radicalidade”.  Por fim, conclui-se que a metafísica cartesiana não foge à tradição “ontoteológica”, caracterizando-se, ainda, como “esquecimento do ser”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ícaro Miguel Ibiapina Machado, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: icaro_machado@live.com 

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque e na Sociedade Educacional Leonardo da Vinci

Cientista Social. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (FURB). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor e Pesquisador no Centro Universitário de Brusque e na Sociedade Educacional Leonardo da Vinci. E-mail:  prof.evesilva@gmail.com.

Referências

HEIDEGGER, M. Identidade e Diferença. In: Os Pensadores – Heidegger. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996a.

HEIDEGGER, M. O Fim da Filosofia e a Tarefa do Pensamento. In: Os Pensadores – Heidegger. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996b.

HEIDEGGER, M. Que é isto – A Filosofia. In: Os Pensadores – Heidegger. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996c.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 1998.

HEIDEGGER, M. Introdution to Phenomenological Research. Bloomington, IN: Indiana University Press, 2005.

HEIDEGGER, M. Nietzsche – volume II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007a.

HEIDEGGER, M. A Questão Fundamental da Filosofia. In: HEIDEGGER, M. Ser e Verdade. Petrópolis: Vozes, 2007b.

HEIDEGGER, M. Seminários de Zollikon. Petrópolis: Vozes, 2009.

HEIDEGGER, M. Carta sobre o Humanismo. São Paulo: Centauro Editora, 2010.

HEIDEGGER, M. (2013). A época das imagens de mundo (C. Ducker, Trad.). Recuperado em 3 setembro, 2015, disponível em http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/Heidegger-A- %C3%89poca-das-Imagens-de-Mundo.pdf.

SHOCKEY, M. Heidegger’s Descartes and Heidegger’s Cartesianism. European Journal of Philosophy. Vol 20, No 2, pp. 285–311, 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-14

Como Citar

Ibiapina Machado, Ícaro M., & Silva, E. da. (2017). HEIDEGGER, DESCARTES E A METAFÍSICA MATEMÁTICA. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7779