HENRY e JUNE: o símbolo erótico dos diários não expurgados de Anaïs de Nin

Autores

  • Vanessa Santos Souza Universidade Federal do Piauí
  • Sara Regina de Oliveira Lima Universidade Federal do Piaui
  • Sebastião Alves Teixeira Lopes Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Cinema. Gênero. Henry e June. Diários. Erótico.

Resumo

Na obra Diários não expurgados (1931-1932), a impetuosidade, a paixão, o delírio, a liberdade e o prazer não institucionalizados são temas caros a Anaïs Nin, cujo material de textos autobiográficos é um dos maiores da literatura ocidental, visto o tempo em que foi escrito ininterruptamente, desde a adolescência até a morte da autora. Entretanto, a adaptação desses diários para o cinema refere-se a uma pequena parcela deles. Em todo caso, tais escritos contribuem para estudos biográficos da autora bem como para o debruçamento de suas vivências eróticas, visando o entendimento do comportamento da sexualidade humana em detrimento da moralidade e permissividade. A adaptação trata-se do filme Henry&June, lançado em 1990. Desta forma, o presente trabalho busca analisar o processo de transmutação dos símbolos eróticos na literatura de Anaïs Nin para a linguagem fílmica de Philip Kaufman, ressaltando, sobretudo a abordagem desse símbolo erótico trabalhado nos dois campos semióticos. Os recursos aquém da narrativa, como câmera, montagem, edição, trilha sonora e os mais diversos efeitos, permitem à adaptação uma releitura dos sistemas de valores semióticos embutidos na obra literária, produzindo assim uma tradução cultural. O produto traduzido, O novo elemento cultural, possui signos eróticos independentes, ainda que advenha de uma obra pré-existente. A compreensão desses signos no processo de transmutação da linguagem literária para a linguagem do cinema serão estudados com auxílio do aparato bibliográfico de Noth (1995), Peirce (1995) e Diniz (1999) dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Santos Souza, Universidade Federal do Piauí

Aluna do Programa de Pós-Graduação de Letras da UFPI - PPGEL, na área de Linguística, Letras e Artes.

Sara Regina de Oliveira Lima, Universidade Federal do Piaui

Mestranda em Letras

Sebastião Alves Teixeira Lopes, Universidade Federal do Piaui

Doutor da Universidade Federal do Piauí

Referências

CARRIÈRE, Jean Claude. A linguagem secreta do cinema. Nova Fronteira, 1994. P. 13-49. Comunicação e semiótica: Visão geral e introdutória a semiótica de Pierce. Revista Eletrônica Temática. Ano VI, n.08 – Agosto 2010.

BATAILLE, G. O erotismo. Porto Alegre : L&PM, 1987.

BAECQUE. A. telas – o corpo no cinema. In: CORBIN, A. COURTINE, J. VIGARELLO, G. (org.] História do Corpo: as mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Vozes, 2O11.

ERIBON, D. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. A tradução intersemiótica e o conceito de equivalência. IV Congresso da Abralic – Literatura e diferença. ANAIS, Universidade Federal de Ouro Preto. 1001-1004, 1999.

FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual: 3ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2009.

LARUCCIA, Mauro Maia. Semiótica: signo, objeto, interpretante. Augusto Guzzo Revista Acadêmica. 44-52. ISSN Eletrônico 2316-3852

LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogia da sexualidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2001.

NIN, Anais. Diários não expurgados (1934-1937) Fogo. 1ª ed. Porto Alegre, RS: L&PM POCKET, 2011. 480 p.

________. Diários não expurgados (1931-1932) Henry&June. 1ª ed. Porto Alegre, RS: L&PM POCKET, 2008, 256 p.

O’RICCI, Daniel Chalhub. O significado do significado, uma breve introdução à semiologia da Literatura. Nª 28, ISSN 1984-3674 (p. 44-47). Editora escala educacional.

STEINEM, G. Memória da transgressão: momentos da história das mulheres do século XX / Glória Steinem; tradução de Claudia Costa Guimarrães. – Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997.

http://revistacult.uol.com.br/home/2010/07/hermeneutica-da-obra-de-arte/Acesso: 07/04/2016, às 15:30h.

http://www.cinemainterativo.com/legendado/assistir-henry-june-delirios-eroticos-legendado-online/Acesso: 10/04/2016, às 22:00h.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

Souza, V. S., Lima, S. R. de O., & Lopes, S. A. T. (2017). HENRY e JUNE: o símbolo erótico dos diários não expurgados de Anaïs de Nin. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(13). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7492

Edição

Seção

Artigos