“ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, AO PASSO CONSUMISTA E COM VONTADE”: a conformação com o modo de vida consumista e a constituição de sujeitos ávidos a consumir

Autores

  • Greyce Kelly cruz de Sousa França Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Sâmia Macedo Jaques UFMA

Palavras-chave:

Consumismo, Limites Morais, Subjetividades.

Resumo

O presente trabalho buscou refletir sobre o consumismo assumindo sua influência relevante na constituição de modos de vida e subjetividades. Como não podia deixar de ser, o apelo do marketing, a busca por status e a tomada ou não de consciência (quanto ao hábito de consumir desmoderadamente), apareceram nesse cenário para fins de discussão. A literatura demonstrou a conformação com o modo de vida para com o consumismo, bem como a preocupação acerca de como a lógica consumista tem tornado os limites morais do mercado cada vez mais tênues e permeáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greyce Kelly cruz de Sousa França, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Psicóloga. Mestranda em Filosofia pela UFPI.

Sâmia Macedo Jaques, UFMA

Graduanda em Psicologia pela UFMA

Referências

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BITTENCOURT, R. N. Consumo para o vazio existencial. Revista Filosofia Ciência e Vida. Editora Escala Ltda, N. 48, jun. 2010.

BORBA, J. M. P. A literatura de auto-ajuda financeira e o capitalismo de consumo. V ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. Tendências e Ideologias do consumo no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro/RJ – 15 a 17 de setembro de 2010.

LAZZARI, F. Explorando o Efeito Placebo das Ações de Marketing:o Papel do Preço e de Outros Fatores Sobre o Desempenho dos Produtos.XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro/RJ – 22 a 26 de setembro de 2012.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lúcia Machado. – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

______. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. Tradução: Maria Lúcia Machado. – São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PROGRAMA INFORMAÇÃO; ANDI – Comunicação e Direitos; PROJETO CRIANÇA E CONSUMO INSTITUTO ALANA. Infância & Consumo: estudos no campo da comunicação. Brasília: 2011.

ROCHA E. Totem e consumo: um estudo antropológico de anúncios publicitários. In: ALCEU - v.1, n.1, p. 18 a 37, jul/dez, 2000.

SALAZAR, C. L. J.; FERNANDES, C. de J.; SILVA, C. B.; GÓES, J. J. A de A.; MOREIRA, M. N.; LEAHY, N. S.; MENDES, T. F. G.; VIRGENS, V. M. de O. Ponderações sobre a atuação e prática da psicologia do consumidor. ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social. XIV Encontro Nacional da ABRAPSO – UERJ – 31 de outubro a 3 de novembro de 2007

SANDEL, M. J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Tradução: Clóvis Marques. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

França, G. K. cruz de S., & Jaques, S. M. (2017). “ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, AO PASSO CONSUMISTA E COM VONTADE”: a conformação com o modo de vida consumista e a constituição de sujeitos ávidos a consumir. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(13). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7382

Edição

Seção

Artigos