Sentidos de identidade de jovens universitários

Autores

Palavras-chave:

Identidade, discurso midiático, juventude.

Resumo

Entre os anos 2010 e 2014, período de preparação para a Copa do Mundo FIFA 2014, o atleta que se insere/apresenta como uma personagem constante na narrativa dos meios de comunicação, capaz de ofertar elementos e sentidos de representação simbólica desencadeadores de constructos comportamentais, ideológicos e imagéticos na audiência de jovens brasileiros é o jogador de futebol Neymar dos Santos Júnior. Este estudo objetiva investigar o processo de identificação de jovens teresinenses universitários com o jogador de futebol Neymar. A amostra foi constituída por 24 jovens universitários, na faixa etária entre 18 e 24 anos, de ambos os sexos. Como técnica de pesquisa, optou-se por realizar grupos focais. A pesquisa apresenta natureza qualitativa e empregou o método analítico-descritivo para análise dos dados.

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Biografia do Autor

Francisca Islandia Cardoso da Silva, Fundação Municipal de Saúde

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Servidora Pública da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

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Publicado

2017-10-14

Como Citar

Silva, F. I. C. da. (2017). Sentidos de identidade de jovens universitários. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7354