TELEVISÃO E QUARTA TELA: COMO O PROGRAMA SAIA JUSTA TRABALHA PARTICIPAÇÃO, INTERATIVIDADE E CONTEÚDO NO TWITTER

Autores

  • Diana Damasceno Universidade Veiga de Almeida
  • Fátima Lima Universidade Veiga de Almeida.

Palavras-chave:

Televisão, Quarta Tela, Redes Sociais, Convergência, Ciberespaço.

Resumo

Com a chegada da Internet a forma de comunicar vem mudando a comunicação do Brasil. O ciberespaço já faz tão parte da sociedade, que não tem mais como pensar a vida social, profissional e econômica sem colocá-la em pauta. Dessa forma, o artigo que se apresenta quer falar sobre a convergência entre a televisão e o Twitter como forma de interação, participação e contribuição de conteúdo em programas televisivos. O objeto do nosso trabalho é o programa Saia Justa do canal fechado GNT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Damasceno, Universidade Veiga de Almeida

Pós-doutorado em Cultura Contemporânea- Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC-UFRJ, jornalista. Pesquisadora associada do PACC e do grupo Qualidade em Comunicação da UVA.

Fátima Lima, Universidade Veiga de Almeida.

Jornalista graduada na Universidade Veiga de Almeida.

Referências

BARBOSA, Marialva Carlos. Imaginação televisual e os primórdios da Tv no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

BRIGGS, Asa & BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro. Zahar, 2006.

CANNITO, Newton Guimarães. A Televisão na era digital: Interatividade, convergência e novos modelos de negócios. São Paulo: Summus, 2010.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 2003.

FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2012.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informação. São Paulo: Editora 34, 2010.

______. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PINHO, J. B. Jornalismo na Internet: Planejamento e Produção On-line. São Paulo: Summus, 2003.

______. Publicidade e Venda na internet. São Paulo: Summus , 2000.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet, Porto Alegre. Sulina, 2014.

Downloads

Publicado

2016-01-08

Como Citar

Damasceno, D., & Lima, F. (2016). TELEVISÃO E QUARTA TELA: COMO O PROGRAMA SAIA JUSTA TRABALHA PARTICIPAÇÃO, INTERATIVIDADE E CONTEÚDO NO TWITTER. Cadernos Zygmunt Bauman, 5(10). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4176