CAMINHOS DO PLANEJAMENTO. ALTERNATIVAS DE REFLEXÃO E AÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE.

Autores

  • Bruno Peres Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ética, Política

Resumo

O artigo apresentado tem por objetivo refletir sobre o significado da atividade do Planejamento, trazendo para o centro do debate a crítica aos mitos e armadilhas cristalizados pelo planejamento tradicional, de caráter tecnocrático. Esta discussão é oferecida como contribuição ao trabalho de aprimoramento do Planejamento enquanto instrumental alternativo e facilitador do exercício da liberdade no acesso aos bens sociais, bem como da sua gestão democrática. Nesta perspectiva, pretende-se com as reflexões empreendidas fomentar o interesse e o adensamento dos estudos sobre a atividade do Planejamento no que tange suas possibilidades para a construção de caminhos mais autônomos, criativos e democráticos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Peres Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Defendeu a Tese de Doutorad intitulada: A Política sob o Princípio do Amor Mundi. Diálogo com Hannah Arendt, pelo Programa de Doutorado em Serviço Social da PUC-Rio . Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio (2007). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2004). Membro do grupo de estudo: "Diálogos com Hannah Arendt: Espaço Público e Política", coordenado pela Professora Ilda Lopes Rodrigues da Silva \ PUC-Rio. Dedica-se aos estudos com ênfase em Serviço Social, Ética, Espaço Público, Direitos Sociais e Cidadania. Atualmente atua como docente do curso de Serviço Social da Faculdade Duque de Caxias - UNIESP.

Referências

AMMANN, Safira Bezerra. Ideologia do desenvolvimento de comunidade no Brasil. SP: Cortez, 2003.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2007.

_______. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

BARBOSA, Mário da Costa. Planejamento e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1991.

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: introdução à metodologia do planejamento social. 2ª edição. São Paulo: Cortez &Moraes ltda. 1978, p. 13-18.

_______. Planejamento Social. Intencionalidade e instrumentação. São Paulo – Lisboa: Veras Editora – CPIHTS, 2003.

CARVALHO, Maria do Carmo Brant. Gestão Social e Trabalho Social: desafios e percursos metodológicos. São Paulo: Cortez, 2014.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Editora Moderna. 1981.

DAMATTA, Roberto. A Casa e a Rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1988.

_______. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.

FALEIROS, Vicente de Paula. Metodologia e ideologia do trabalho social. São Paulo: Cortez, 2007.

FITSCH, Rosângela. Planejamento Estratégico: instrumental para a intervenção do Serviço Social? São Paulo: Cortez. Revista Serviço Social & Sociedade. “Mundo do trabalho”. Nº 52. ANO XVII. Dezembro de 1996.

GANDIM, Danilo. A Posição do Planejamento Participativo entre as Ferramentas de Intervenção na Realidade. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, pp.81-95, Jan/Jun 2001.

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social. Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2006.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 1998.

SILVA, Elena Travassos. Planejamento Social. Guia de elaboração de Planos, Programas e Projetos Sociais. Campina Grande – PB: Editora Agenda, 2002.

VASCONCELLOS, Paulo. Planejamento Empresarial: Teoria e Prática. Livros Técnicos e Científicos. São Paulo: Editora S.A., 1982.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Freitas, B. P. (2016). CAMINHOS DO PLANEJAMENTO. ALTERNATIVAS DE REFLEXÃO E AÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Cadernos Zygmunt Bauman, 5(10). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4148