O COORDENADOR DE CURSO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO (IESP) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso em uma instituição de Montes Claros/MG

Autores

  • Thalita Pimentel Nunes Faculdade de Estudos em Administração (FEAD)
  • Jacqueline Oliveira Leão Faculdade de Estudos em Administração (FEAD)

Resumo

A educação superior brasileira sofreu profundas alterações em sua legislação nos últimos anos, de forma especial, no contexto das Instituições de Ensino Superior Privado (IESP). Nessa perspectiva, apresenta-se a necessidade de aprimoramento dos processos de planejamento e gestão estratégica nessas instituições. O crescimento intenso do número de instituições e cursos das diversas áreas do conhecimento tem protagonizado o surgimento de uma competitividade crescente, gerando, sobretudo, uma demanda expressiva por atributos de valor no ensino e nos resultados apresentados através dos indicadores de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação. Este estudo vem apresentar razões pelas quais o Coordenador de Curso de IESPs se apresenta como ferramenta relevante para a gestão estratégica dessas instituições, do ponto de vista das competências e habilidades requeridas a esse profissional na contemporaneidade, em face dos resultados que devem ser apresentados na conjuntura educacional. A identificação dos resultados deste estudo foi feita através de entrevistas estruturadas com os coordenadores de cursos, tratando-se de uma investigação de caráter exploratório e de natureza qualitativa, através da estratégia do estudo de caso, que levou à analise do conteúdo para interpretação dos dados.

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Biografia do Autor

Thalita Pimentel Nunes, Faculdade de Estudos em Administração (FEAD)

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos em Administração (FEAD).

Jacqueline Oliveira Leão, Faculdade de Estudos em Administração (FEAD)

Pós-Doutorado em Estudos Literários (UFMG).

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

Nunes, T. P., & Leão, J. O. (2015). O COORDENADOR DE CURSO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO (IESP) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso em uma instituição de Montes Claros/MG. Cadernos Zygmunt Bauman, 5(9). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/3813