O CONSUMO DA NATUREZA: A IDENTIDADE PRÊT-À-PORTER ECOLOGICAMENTE CORRETA

Autores

  • FERNANDO PONTES UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • TAVARES AUGUSTO FREDERICO Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste ensaio é investigar as relações entre consumo e natureza, sob o olhar psicossocial, através dos conceitos de “Modernidade Líquida”  de Zygmunt Bauman e “Capitalismo Mundial Integrado” de Félix Guattari, desvelando a subjetividade líquida e mutável do consumidor em um contexto globalizado no qual as relações entre sociedade e natureza vem sendo reconfiguradas pela lógica do mercado. O consumo da natureza – o “consumo verde”, se desenvolve, a princípio, sob a luz de um capitalismo fluido e globalizado, que fabrica, ao sabor do mercado, um padrão identitiário como estratégia comercial através da lógica de que para ser “ecologicamente correto” é preciso “consumir/ter” “produtos verdes”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDO PONTES, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

 

Pós-graduado em Marketing (ESPM, RJ), Mestrando em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – fernandopontes@ymail.com

 

TAVARES AUGUSTO FREDERICO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Orientador do trabalho. Pós-doutor em Psicossociologia (EICOS/IP/UFRJ), Vice-coordenador, Professor e Pesquisador do Programa EICOS (IP/UFRJ); Professor da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). E-mail: frederico.tavares@eco.ufrj.br

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

PONTES, F., & FREDERICO, T. A. (2015). O CONSUMO DA NATUREZA: A IDENTIDADE PRÊT-À-PORTER ECOLOGICAMENTE CORRETA. Cadernos Zygmunt Bauman, 5(9). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/3334