OUTRA GLOBALIZAÇÃO É POSSÍVEL: Contribuições de Milton Santos e Amartya Sen

Autores

  • Fábio Coimbra Universidade Federal do Maranhão
  • Mônica Teresa Costa Sousa Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A pesquisa em questão discute a possibilidade de outra globalização no contexto das reflexões críticas do geógrafo brasileiro Milton Santos e do filósofo e economista indiano Amartya Sen. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a crítica desses autores ao atual modelo de globalização, bem como suas propostas de uma globalização nova buscando compreender de que forma isso seria possível. A pesquisa será composta de três partes. A primeira destina-se a analisar a crítica de Milton à ideia de globalização fazendo algumas interlocuções com Stiglitz. A segunda discute as possibilidades de uma nova globalização refletindo sobre como isso seria possível uma vez que a globalização atual se encontra em um avançado estágio de evolução. Por fim, a terceira, e ultima, parte discorre sobre algumas das ideias de Amartya Sen, procurando colher suas contribuições para a construção de uma globalização que siga os imperativos éticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Coimbra, Universidade Federal do Maranhão

Graduado (Licenciatura) em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2013); atualmente cursa Mestrado em Cultura e Sociedade pela mesma IES. Dedica-se exclusivamente a estudos na área de Filosofia Política, Desenvolvimento humanos, Ética e Filosofia das Ciências; é membro do NEPS (Núcleo de Estudos e Pesquisa do Sindicalismo). Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia Política, Filosofia da Ciência, Estado e Poder, estado de natureza, liberdade e lei, e direito natural e civil, Thomas Hobbes e Amartya Sen.

Mônica Teresa Costa Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Avaliadora do MEC/INEP. Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito e Desenvolvimento (NEDD/UFMA). Coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAJUP) "Negro Cosme". Professora dos curso de Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) e Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (PGCult). Tem experiência acadêmica nas áreas de Direito (com ênfase em Direito Internacional) e Relações Internacionais. Atualmente desenvolve como principal linha de pesquisa a relação entre Direito e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

Coimbra, F., & Costa Sousa, M. T. (2014). OUTRA GLOBALIZAÇÃO É POSSÍVEL: Contribuições de Milton Santos e Amartya Sen. Cadernos Zygmunt Bauman, 4(8). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/3044