VAZIOS QUE TRANSBORDAM: REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Luciana Velloso Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Resumo

O presente texto reflete sobre aspectos do que tem sido definido por “crise na educação” dentro do contexto da sociedade dita como pós-moderna, bem como suas implicações em termos de relações dentro e fora do ambiente escolar. Serão discutidos aspectos como o papel dos docentes neste debate, e para tanto utilizaremos como exemplo de análise a película cinematográfica “O Substituto” (“Detachment”, 2011). Utilizando-nos de referenciais como Bauman, Lipovetsky e Arendt, discutimos a relação entre este suposto momento de crise, associados às propostas de reforma educacional com discursos que colocam o foco no fator docente. No filme em questão, observamos os reflexos da sensação de desesperança que ronda as vidas dos personagens, o que nos faz pensar em um vazio que é também resultado de um excesso de demandas e da impossibilidade de não se envolver com as tantas vidas que ali se entrecruzam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Velloso, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Luciana Velloso graduou-se em Pedagogia e História pela UERJ. Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) em 2010, onde no momento desenvolve suas pesquisas de Doutorado. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e Estudos Culturais. Desde 2009 atuou como professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Velloso, L. (2014). VAZIOS QUE TRANSBORDAM: REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Cadernos Zygmunt Bauman, 4(7). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2570