Hannah Arendt: uma vida vivida na unidade entre pensamento e ação por amor ao mundo

Autores

  • Bruno Peres Freitas Faculdade Duque de Caxias - UNIESP

Resumo

O presente artigo traça um itinerário da vida pessoal e intelectual da pensadora Hannah Arendt. Parte-se da compreensão de que o empenho intelectual desta notável pensadora do século XX esteve intimamente ligado a sua experiência de vida. Assim, o interesse é esboçar o retrato vivo desta mulher que, embora tenha vivido em tempos sombrios e experimentado a tragédia de tornarem-na uma apátrida, vislumbrou a possibilidade de um novo início para os homens, enxergando com grande esperança o alargamento do mundo público. Nesta direção, pela trajetória da jovem e da madura Hannah Arendt, buscamos apreender aquilo que nela pode ser considerado uma visão de mundo. Mais do que a reprodução de sua biografia, o estudo constitui uma síntese centrada na apreensão dos traços do vivido de Arendt reveladores do seu amor pelo mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Peres Freitas, Faculdade Duque de Caxias - UNIESP

Defendeu a Tese de Doutorad intitulada: A Política sob o Princípio do Amor Mundi. Diálogo com Hannah Arendt, pelo Programa de Doutorado em Serviço Social da PUC-Rio . Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio (2007). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2004). Membro do grupo de estudo: "Diálogos com Hannah Arendt: Espaço Público e Política", coordenado pela Professora Ilda Lopes Rodrigues da Silva \ PUC-Rio. Dedica-se aos estudos com ênfase em Serviço Social, Ética, Espaço Público, Direitos Sociais e Cidadania. Atualmente atua como docente do curso de Serviço Social da Faculdade Duque de Caxias - UNIESP.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Freitas, B. P. (2014). Hannah Arendt: uma vida vivida na unidade entre pensamento e ação por amor ao mundo. Cadernos Zygmunt Bauman, 4(7). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2192