As contingências do amor e a dissolução da alteridade amorosa no capitalismo afetivo

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

Neste texto se realiza uma análise multidisciplinar da ontologia do amor, para em seguida, adentrarmos na experiência da alteridade do amor nas relações afetivas mediadas pela vida social, demonstrando em seguida, de que maneira a ideologia capitalista promoveu a degradação da experiência amorosa, inoculando nela os parâmetros mercadológicos do consumo e do descarte.  Demonstra-se assim, que vivemos em uma era civilizatória que, não obstante a liberalidade sexual nos faz permanecer na extrema dificuldade de estabelecermos relações amorosas de alteridade para com nossos parceiros amorosos, transformados, de forma geral, em meros objetos para usufruto egoísta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa em Mercado e Opinião Pública da UERJ. Professor da Universidade Candido Mendes e da Faculdade CCAA. Membro do Grupo de Pesquisa Spinoza & Nietzsche.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Bittencourt, R. N. (2013). As contingências do amor e a dissolução da alteridade amorosa no capitalismo afetivo. Cadernos Zygmunt Bauman, 3(6). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1846