O conceito de ambivalência em Zygmunt Bauman

Autores

  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado - UNC

Resumo

O presente estudo pretende colocar em jogo reflexões em torno do conceito de ambivalência no pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. O conceito de ambivalência em Bauman apresenta-se como leitura e posicionamento crítico da modernidade, em suas pretensões antropocêntricas no estabelecimento de um projeto de ordenação existencial, ancorado numa razão estatal legislativa, científica e societária, cuja invenção maior foi o homem civilizado. No bojo das transcendências modernas, o que Bauman nos auxilia a compreender é o alto custo humano das pretensas totalidades modernas e seu sentido de veracidade, ao mesmo tempo em que aponta para necessidade de ser levar em consideração o caráter ambivalente, contingente e não necessário da condição humana na superação dos desafios que a contemporaneidade nos apresenta. Sobretudo, talvez se possa dizer que Bauman nos convida ao exercício de um iluminismo sem ilusões, ou seja, se a modernidade pode ser caracterizada pela aposta irrestrita na razão científica e técnica, isto não significa que estejamos dispensados da potência do pensamento no sentido de perscrutar os fundamentos éticos, políticos e estéticos da existência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado - UNC

Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. Professor do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e do curso de graduação Ciências Sociais da Universidade do Contestado (UNC).

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Bazzanella, S. L. (2012). O conceito de ambivalência em Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, 2(4). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1648