EDITORIAL

Autores

  • Paulo Silas Taporosky Filho UNINTER UnC

Resumo

Dentre as tantas possibilidades que os tempos atuais resultam enquanto fenômenos sociais observáveis dignos de abordagem, há aqueles cuja constituição ensejam em formas de controle sobre a vida. Talvez um dos pontos fulcrais cuja repercussão resulte naquilo que pode ser apontado, sob determinada ótica, como a decadência do ocidente seja justamente esse fenômeno. O controle sobre a vida é um modo de dizer a autoridade que se volta para o indivíduo de diversas formas. Vida enquanto gênero abstrato, portanto, uma vez que recortes próprios daí surgem: o domínio do pensamento, a administração do corpo, a gerência da liberdade, enfim, o manejo do poder enquanto tal. Não é por menos que as atenções de olhos clínicos têm se voltado para questões tantas que estão atreladas às formas de exercício do poder, pois acurados observadores e analistas sociais, mesmo que por diferentes bases e perspectivas, conseguem apontar para traços em comum que fazem parte desse grande fenômeno. A questão da dita decadência, portanto, é visível, pois se explicita quando analisada do ângulo certo dentre tantos possíveis.

É ao considerar esses lampejos que podem ser captados quando observados com propriedade que a presente edição dos Cadernos Zygmunt Bauman conta com trabalhos que giram em torno dessa temática do poderio. Na seção da filosofia, a ética contemporânea é discutida sob a égide das contribuições de Bauman, os dispositivos de biossegurança no âmbito da pandemia são analisados pela perspectiva de Agamben, a sociedade no contexto pandêmico é observada mediante considerações sobre o capitalismo, o assédio sexual no Brasil é abordado e           questões como razão e verdade a partir de Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, são dialogadas. Para além desses trabalhos, perspectivas do desenvolvimento regional lançam luz sobre temas como violência psicológica contra a mulher, consumismo, cyberbullying e docência no contexto tecnológico, tendo-se ainda excelentes ensaios, traduções e críticas literárias em seção própria. Apresenta-se aqui, portanto, mais uma edição da revista que reúne pesquisas criteriosas com abordagens críticas e contributivas para o debate acadêmico necessário, convidando o leitor a participar desse diálogo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Silas Taporosky Filho, UNINTER UnC

Professor no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e na Universidade do Contestado (UnC); Mestre em Direito (UNINTER); especialista em ciências penais; especialista em processo penal; especialista em filosofia; pós-granduando (lato sensu) em teoria psicanalítica; advogado.
 

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

Taporosky Filho, P. S. (2020). EDITORIAL. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15021