NASCIDOS EM TEMPOS LÍQUIDOS: Transformações no Terceiro Milênio - Zygmunt Bauman & Thomas Leoncini

Autores

Palavras-chave:

Educação, Ética

Resumo

Assim como no livro ‘Identidade’ em que Bauman, através de trocas de e-mails, concede uma entrevista a um jornalista, ‘Nascidos em Tempos Líquidos’ também é uma obra resultante de uma entrevista, realizada nos mesmos moldes, por um jovem jornalista italiano, Thomas Leoncini, que, no texto, será citado apenas por TL. Nesse diálogo a distância, a partir de diferentes experiências - com as quais Bauman retoma os principais assuntos que seguidamente abordou, como sociedade de consumidores, laços humanos, comunidade, identidade, segurança e liberdade -, eles trocam ideias sobre fenômenos da cultura atual, onde por vezes concordam, por vezes discordam, o que faz com que o leitor reflita sobre os temas de transformações na pele, bullying e relações amorosas na era das redes sociais. Esta é a última contribuição que Bauman deixa para refletirmos, que veio a falecer antes de ler a versão final das entrevistas, organizadas pelo jornalista. Ainda que Bauman e TL discorram sobre assuntos gerais, a leitura do livro suscitou algumas reflexões no campo da educação, devido a nossa experiência docente. Tais reflexões são sociabilizadas ao final de cada parte.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Teixeira Peraça, Instituto Federal-sul-rio-grandense Campus Pelotas - RS

Professora com graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, atuando, principalmente, no ensino tecnológico.
Sua atual linha de pesquisa é em aprendizagem através da produção de videoaulas de matemática.
Está matriculada como aluna no programa de pós graduação MPET - Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia - do IFSul Campus Pelotas

Referências

BAUMAN, Z.; LEONCINI, T. Nascidos em tempos líquidos: Transformações no terceiro milênio. Tradução de Joana Angélica D’Avila Melo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2018.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Peraça, M. da G. T. (2020). NASCIDOS EM TEMPOS LÍQUIDOS: Transformações no Terceiro Milênio - Zygmunt Bauman & Thomas Leoncini. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/14913

Edição

Seção

Ensaios, traduções e críticas literárias