CONCEITO DE MODERNIDADE LÍQUIDA: Revisão teórica e implicações para a prática de vida

Autores

  • Guilherme Ferreira Santos Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO - Universidade Luterana do Brasil
  • Otávio Guimarães Tavares da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo objetiva organizar, através de uma pesquisa bibliográfica, o conceito baumaniano de modernidade líquida para que este se torne mais tangível e mais preciso para futuras pesquisas e pesquisadores. Desse modo, colocamos como questão central do presente estudo: como é possível organizar o conceito difuso de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman a partir de uma ótica estruturada em continuidade e descontinuidade na modernidade? Metodologicamente, nos provemos aqui, a fim de alcançarmos os objetivos propostos, do chamado “método qualitativo”. Descrevemos, com isso, a visão de Bauman sobre a modernidade sólida e sobre a modernidade líquida a partir de três elementos inter-relacionados que julgamos serem essenciais para a compreensão da argumentação do autor: o processo de derretimento como tarefa moderna, a passagem da ética do trabalho para a estética do consumo e o surgimento de uma condição de impossibilidade de formação de comunidades reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ferreira Santos, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO - Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atuou como pesquisador nas áreas de Educação Infantil (2005-2006) e Esporte e Mídia (2008). Atualmente desenvolve pesquisa na área de Estudos Olímpicos, Sociologia do Esporte e continua trabalhando com a temática Esporte e mídia, dentro de uma ótica Linguística-discursiva.

Otávio Guimarães Tavares da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Grupo de Pesquisa Arete.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Santos, G. F., & Silva, O. G. T. da. (2013). CONCEITO DE MODERNIDADE LÍQUIDA: Revisão teórica e implicações para a prática de vida. Cadernos Zygmunt Bauman, 3(5). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1490