Considerações sobre o capitalismo e a pandemia

Autores

Palavras-chave:

Capitalismo. Estado. Pandemia. Desafios

Resumo

Este artigo, tem, dentre outros objetivos, ampliar a compreensão da organização e do funcionamento do modo de produção capitalista, bem como analisar o seu processo de atuação e as suas consequências atuais, especialmente no contexto da pandemia decorrente do Coronavirus. Metodologicamente, ampara-se na literatura, especialmente, do filósofo e sociólogo italiano, Maurizio Lazzarato. É um estudo descritivo, reflexivo e analítico de considerações sobre o modo de produção capitalista e seus desdobramentos no atual cenário socioeconômico mundial, e na relação desse modo com as questões vinculadas à pandemia. Esta produção evidencia, também, os sinais dos limites ou da insustentabilidade econômica, política e ambiental do modelo de produção capitalista. Além disso, ressalta a incapacidade e desinteresse dos capitalistas em contribuírem na resolução dos problemas gerados, a omissão ou negligência dos Estados Nacionais e as consequências e as possibilidades do contexto pandêmico sobre a sociedade. Por fim, aponta que a sociedade humana tem a necessidade de estabelecer relações sustentáveis consigo e com a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado - UnC

Graduado em Estudos Sociais - Habilitação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1990). Mestrado em Educação nas Ciências/Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor efetivo da Escola Estadual de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon em Concórdia e professor da Graduação e Pós-Graduação - Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade do Contestado. É pesquisador da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança - REDETEG. Atua na área ambiental principalmente nos seguintes temas: Sociedade, desenvolvimento e meio ambiente. Exploração e gestão de águas. Educação ambiental. Questões ambientais rurais. Relações: capital, sociedade e recursos naturais. 

Referências

BRUM, Argemiro J. Modernização da Agricultura: trigo e soja. Ijuí. Ijuí: Ed. Unijuí, 1985.

BRUM, Argemiro J. Desenvolvimento Econômico Brasileiro. 24. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005

CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1996.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Tradução Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

GONÇALVES, Carlos W. P. Palestra para Pós-Graduandos em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis: 04/05/2004.

LAZZARATO, Maurizio. É capitalismo, estúpido! Lobo Suelto: anarquia coroada. 2020. Disponível em <http://lobosuelto.com/maurizio-lazzarato-es-el-capitalismo-estupido/>Acesso em 24 abr. 2020.

MARCHESAN, Jairo. A questão ambiental na produção agrícola: um estudo sócio-histórico-cultural no Município de Concórdia (SC). Ijuí: Unijuí, 2003.

MARCHESAN, Jairo. Homens e Natureza para o capital: o problema da água no espaço rural de Concórdia – SC. In.: SCHEIBE, Luiz Fernando e DORFMAN, Adriana. Ensaios a partir de “A Natureza do Espaço” (Orgs.). Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.

MARCHESAN, Jairo. A água no contexto da suinocultura na Sub-Bacia do Lajeado dos Fragosos – Concórdia (SC). 2007. 315 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

TENDLER, Sílvio. Encontro com Milton Santos: Mundo global visto do lado de cá. CALIBAN, 2006. Vídeo documentário.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Marchesan, J. (2020). Considerações sobre o capitalismo e a pandemia. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/14434