Itinerário entre São Luis e Belém em “UM ROSTO DE MENINA”, de Josué Montello

Autores

Resumo

Josué Montello é uma das figuras mais consagradas da literatura maranhense, em suas obras reverberam as muitas faces do Maranhão e, em especial, da capital São Luís, cenários de muitos romances, crônicas e diários de sua vasta produção. Este trabalho tem por objetivo analisar sob o viés do espaço a novela “Um rosto de menina” (1983), que narra a experiência de um jovem, quando de sua mudança de São Luís para Belém, com o propósito de cursar a faculdade, fato que condiciona ao jovem uma série de experiências inusitadas, por não estar mais em sua terra natal. Sua estadia em uma pensão, e posteriormente, em uma casa de família, será o foco de nosso de nossa análise, atentando-nos aos sentimentos que o ele postula ao Espaço, muitas vezes, rememorando sua casa e a capital São Luís. As dualidades entre esses dois espaços encontram explicação a partir dos pressupostos da Geografia Humanista Cultural, de base fenomenológica, que forma nosso aporte teórico sobre a expressão do Espaço, do Lugar e de fenômenos relacionados, tais como: Espaciosidade, Apinhamento e Pertencimento. Como principais teóricos para essa abordagem, utilizaremos os trabalhos de Dardel (2015), Tuan (2012, 2013), Relph (2014), Bacherlard (2008) e Feitosa (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Vidinha Corrêa, Universidade Federal do Maranhão Instituto Federal Baiano

Professor do Instituto Federal Baiano - Campus Valença. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (bolsista CAPES), com graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. É integrante do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - Geplit/UFMA.

Danielle Gomes Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (2018), com bolsa CAPES. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PGCult da Universidade Federal do Maranhão. É integrando do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - Geplit/UFMA

Márcia Manir Miguel Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), com Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutora com bolsa CAPES, pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Profa. Helena Carvalhão Buescu. Bolsista de Produtividade do CNPq. Docente permanente dos Programas de Mestrado em Letras, Linha de Pesquisa: Estudos Teóricos e Críticos em Literatura e em Cultura e Sociedade da UFMA, Linha de Pesquisa: Expressões e Processos Socioculturais. Líder do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - GEPLIT. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: literatura e paisagem, literatura portuguesa e africana de língua portuguesa, cultura, identidade, memória e exílio

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: a natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FEITOSA, Márcia Manir Miguel; MORAES, Cláudia Letícia Gonçalves; COSTA, Janete de Jesus Serra. O entrelaçamento de fios entre a Geografia e a Literatura: a construção de um saber múltiplo. Revista NUPEM (Online), v. 4, p. 185-193, 2012.

HOLZER, Werther. O Lugar na Geografia Humanista. Revista Território. Rio de Janeiro. Ano IV, n° 7. p. 67-78. jul./dez. 1999.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia e prosa. São Paulo: Cultrix, 2012.

MONTELLO, Josué. Um rosto de menina. São Paulo: Difel, 1983.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de Lugar In: MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, Werther, OLIVEIRA, Lívia de (Orgs,). Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SILVA, Rosângela Guedêlha da; FEITOSA, Márcia Manir Miguel; MORAES, Claudia Letícia Gonçalves. A pesquisa interdisciplinar em estudos de paisagem: intersecções fenomenológicas entre a Literatura e a Geografia Humanista Cultural no âmbito do GEPLIT. Revista Cadernos de Pesquisa., São Luís, v. 25, n. 4, out./dez. 2018.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

______. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

ZANELA, Agda Adriana. A epopéia maranhense de Josué Montello: desvendando a poética montelliana em quatro romances. Tese de doutorado (Estudos Literários), São Paulo: UNESP, 2009.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Corrêa, G. V., Mendes, D. G., & Feitosa, M. M. M. (2020). Itinerário entre São Luis e Belém em “UM ROSTO DE MENINA”, de Josué Montello. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/14178

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional