DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ALTA TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA: um ensaio teórico a partir da obra Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman

Autores

Palavras-chave:

Modernidade líquida, Formação de professores, Prática docente, Tecnologia digital e educação

Resumo

Neste artigo traça-se uma reflexão crítica sobre emancipação, individualidade, espaço e tempo, profissionalização e comunidade no contexto da formação e atuação docente. Aspectos teóricos e práticos que contribuem ou influenciam na construção da identidade docente em tempos de alta transição tecnológica são discutidos ao longo do texto. Como desfecho, aborda-se alguns dos impactos e desafios frente a tecnologia digital e sua aplicação em contextos sociais e educativos e apresenta-se uma tentativa de caracterização do espaço escolar frente a sua ressignificação, emergente às crescentes inovações tecnológicas e informacionais, na sociedade atual.

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Biografia do Autor

Jaqueline Molon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada e Mestre em Matemática. Professora do IFRS Campus Canoas e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado e Mestre em Ensino de Matemática. Professor do IFRS Campus Canoas e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)

Iris Cristina Datsch Toebe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Pedagogica. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientador de doutorado.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Molon, J., Siqueira, C. F. R. de, Toebe, I. C. D., & Franco, S. R. K. (2020). DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ALTA TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA: um ensaio teórico a partir da obra Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/13658

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional