Limites e possibilidades do ensino de História do Contestado em escolas da região do planalto norte catarinense

Autores

  • Alexandre Assis Tomporoski Universidade do Contestado

Palavras-chave:

Contestado - Ensino - Planalto Norte Catarinense

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir resultados de pesquisa realizada sobre o ensino da temática Contestado, em escolas situadas no âmbito da Amplanorte. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um instrumento de coleta de dados, aplicado a professores que lecionam em escolas da rede pública dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Três Barras.  Sob o enfoque da estatística descritiva, os dados foram organizados, tabulados e representados graficamente, permitindo inferir as percepções dos docentes acerca do tema Contestado. Dentre os principais resultados, destacam-se: a elevada proporção de participantes que reconhece ainda hoje perdurar as permanências da Guerra do Contestado; a disparidade de interpretação do Contestado, ou seja, a concepção popular contrapondo-se aos resultados advindos da produção científica; a constatação de que aproximadamente metade dos participantes declarou que a principal dificuldade em preparar as aulas, pertinentes a temática Contestado, consiste na ausência de material didático adequado. Portanto, dada a relevância do assunto para o território da Amplanorte, conclui-se que há necessidade de se produzir e distribuir material didático adequado sobre o tema, além de disseminar o conhecimento científico sobre o Contestado, com o intuito de proporcionar condições para implementar estratégias voltadas ao desenvolvimento territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de História Regional, História Social, Imigrações, História do Trabalho, História do Contestado e Desenvolvimento Regional. É professor permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UNC), onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História (NUPHIS). É membro do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC), que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras e possui certificação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como professor visitante na Universdad Castilla-La Mancha, em Ciudad Real, Espanha (2017, 2018), onde desenvolveu projeto de pesquisa de estágio pós-doutoral acerca do Patrimônio Agrário da região de La Mancha e do Território do Contestado. Atualmente é coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Referências

BARBETTA, P.A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.

CARVALHO, Miguel Mundstock Xavier de. Uma grande empresa em meio à floresta: a história da devastação da floresta com araucária e a Southern Brazil Lumber and Colonization (1870-1970). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2004.

SILVA, Ermes M., SILVA, Elio M., GONÇALVES, V.G., MUROLO, A.C. Estatística para os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Volume 1. São Paulo: Editora Atlas, 1997.

THOMÉ, Nilson. Trem de Ferro. A ferrovia no Contestado. 2. ed. Florianópolis: Lunardelli, 1983.

TOMPOROSKI, Alexandre Assis. “O pessoal da Lumber!” Um estudo acerca dos trabalhadores da Southern Brazil Lumber and Colonization Company e sua atuação no planalto norte de Santa Catarina, 1910 – 1929. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

_____________________________. O polvo e seus tentáculos: a Southern Brazil Lumber and Colonization Company e as transformações impingidas ao planalto contestado (1910-1940). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2013.

VALENTINI, Delmir José. Atividades da Brazil Railway Company no sul do Brasil: a instalação da Lumber e a Guerra na região do Contestado (1906-1916). Porto Alegre. Tese (Doutorado em História). PUC/RS. Porto Alegre, 2009.

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

Tomporoski, A. A. (2020). Limites e possibilidades do ensino de História do Contestado em escolas da região do planalto norte catarinense. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12934

Edição

Seção

Perspectivas da Sociologia Política