O ENSINO MÉDIO NO TERRITÓRIO da 8ª. ADR DE CAMPOS NOVOS: contribuições para o desenvolvimento regional

Autores

  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.
  • Kelli Regina Gonçalves dos Santos Assunção Universidade do Contestado

Palavras-chave:

Ensino Médio. Desenvolvimento Regional. Políticas Educacionais. Território e desenvovimento.

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo empírico sobre o ensino médio na 8ª Agência de Desenvolvimento Regional, de Campos Novos, Santa Catarina. Como objetivo geral, buscou-se identificar os limites e as possibilidades das contribuições do Ensino Médio para o Desenvolvimento Regional do território pesquisado. Foram pesquisados 17 gestores escolares, 15 representantes da comunidade regional e 100 professores do ensino médio. Ao final da investigação, concluiu-se que as contribuições do Ensino Médio para o desenvolvimento regional e atuação no mercado de trabalho são limitadas, não permitindo autonomia de escolha, tanto à região pesquisada quanto aos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional’. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Kelli Regina Gonçalves dos Santos Assunção, Universidade do Contestado

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UNIARP - (2004) Especialização em Educação Física Escolar FMU (2009). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela UNC- Universidade do Contestado - 2018. Mestrado em Educação- Unoesc 2016 Membro da Rede Ibero - Americana de Politicas e Processos de Educação Superior- Unoesc/Unicamp. Estudante Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da Região Sul. Trabalha com a Temática Politicas Educacionais; Politicas de Educação Superior;Politicas e formação de professores. Membro do grupo de pesquisa Educação Politica e Sociedade.UNC Trabalhou como coordenadora do Ensino Médio Inovador da E.E.B.Paulo Blasi no ano de 2010 e 2011.Gestora Escolar nos anos de 2009 a 2012 . Coordenadora do Projeto Terceira Idade um Projeto Multidisciplinar no Clube Anos Dourados por 15 anos. Professora de Dança no Projeto Encontro de Gerações SESC 2014 e 2015 . Atua como professora de Educação Física na rede municipal, estadual e particular desde 2001 até os dias atuais. Professora UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina da disciplina Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação Física. Professora da UNC - Universidade do Contestado das Disciplinas de Atividade Motora Adapatada, Emergencia no Exercício Físico, Esportes Complementares, Atividade Física na Promoção da Saúde, Metodologia da Dança,Natação e Ginástica Orientadora de atividades físicas (ginástica laboral) na empresa SESI no ano de 2015. Trabalhou no Projeto Atleta do Futuro SESI no ano de 2014. Educadora na ASDPM/PAIS 2015.

Referências

Para Dowbor (2006, p. 1), “a ideia da educação para o desenvolvimento local está diretamente vinculada a esta compreensão, e à necessidade de se formar pessoas que no futuro possam participar ativamente das iniciativas capazes” de fazer a transformação ao seu redor, de produzir dinâmicas construtivas.

No que diz respeito à “ Taxa de Distorção Idade-Série, a região apresentou valores um pouco superiores à média estadual, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio ”. Diversos municípios na região expõem “Taxas de Distorção Idade - Série no Ensino Médio muito elevadas, sobretudo o município de Abdon Batista, Brunópolis e Vargem” (CAMPOS NOVOS, 2016, p. 14).

[...] uma educação em que os saberes da classe trabalhadora e seus poderes como classe não sejam reprimidos. Trata-se de um processo de construção contra hegemônica, no sentido de que os trabalhadores não tenham apenas o direito a serem instruídos, mas que sejam esclarecidos e que tenham “[...] reconhecida a sua capacidade de pensar, decidir sua sorte [...]”, de serem sujeitos de saber e de cultura (ARROYO, 2002, p. 77).

“processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas atitudes, valores”. (LIBÂNEO, 1998, p. 24).

Portanto, “reencantar a educação significa colocar a ênfase numa visão da ação educativa como ensejamento e produção de experiências e aprendizagem”. (ASSMANN, 1999, p. 29).

O volume de capital social que um agente individual possui depende da extensão da rede de relações que ele pode efetivamente mobilizar e do volume de capital (econômico, cultural ou simbólico) que é posse exclusiva de cada um daqueles a quem está ligado. (BORDIEU, 1998, p. 249)

[...] constroem culturas que transformam a natureza através das ações e da realização do trabalho, tendo em vista a sobrevivência adquirida pelas experiências de vida, assim como através das relações educativas que se processam no meio social. [...] o importante é que o conhecimento seja refletido e inovado dando oportunidade para o crescimento dos sujeitos no espaço social local e para o fortalecimento da dignidade humana bem como para a formação da cidadania (ARANHA, 1996, p. 27).

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Gumbowsky, A., & Assunção, K. R. G. dos S. (2019). O ENSINO MÉDIO NO TERRITÓRIO da 8ª. ADR DE CAMPOS NOVOS: contribuições para o desenvolvimento regional. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12911

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional