RUSSELL: Educação, sexualidade e relação de poder

Autores

Palavras-chave:

Sexualidade, Filosofia, Educação

Resumo

Este artigo por objetivo discutir as ideias do pensador Bertrand Russell acerca da educação sexual, relacionando-se diretamente com fragmentos da obra do próprio autor. Este pensador, ao longo dos seus quase 98 anos de vida teve a oportunidade de presenciar uma série de mudanças na sociedade em nível mundial. Em sua trajetória intelectual sempre considerou, a educação como condição central para a promoção de uma sociedade mais igualitária. Pacifista, Russell acreditava que algumas instituições sociais, como a igreja, tinham (e ainda tem), uma função central na estagnação social, impedindo a igualdade social. O filósofo britânico percebe na sexualidade, bem como no seu tratamento diferenciado em relação aos gêneros, um elemento central para garantir que a estrutura social permaneça estável, ou seja, não mude. Para tal fim era preciso reforçar os valores vigentes através da repressão dos direitos da mulher, que por sua vez, na condição materna, reproduziria estes mesmos valores em seus filhos e netos. Desta maneira, as discussões deste pensador que viveu do fim do século XIX até a segunda metade do século XX, mostram-se como uma interpretação relevante do contexto social que se encontra no século XXI.

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Biografia do Autor

Jairo Demm Junkes, Uniasselvi e Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina

Licenciado em História pela FURB (2008), em Filosofia pela UFSC (2017), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela FIJ (2009) e Doutor em Filosofia pela UNISINOS (2018). Docente EAD dos cursos e Filosofia e Teologia no Centro Universitário Leonardo da Vinci em Indaial. Orcid: 0000-0001-7561-1090 E-mail: demmobr@gmail.com

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Junkes, J. D., & Bazanella, S. L. (2019). RUSSELL: Educação, sexualidade e relação de poder. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12900

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia