A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura

Autores

  • Pedro Afonso Barth Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0003-0882-2263
  • Leonardo Vinícius Sfordi da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Diego Sanches Martins Trevejo Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Escrita literária, Aluno-Autor, Literatura, Ensino de Literatura

Resumo

A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura.  A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Afonso Barth, Universidade Estadual de Maringá

Doutor pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2016-2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor cuja dissertação foi dedicada à pesquisa de Sagas Fantásticas, especialmente Crônicas de Gelo e Fogo. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). Atualmente, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e aluno pesquisador no grupo CNPq "CELLE- Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea, Sagas Fantásticas, Letramento, Multimodalidade, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Literatura Hispano-americana.

Leonardo Vinícius Sfordi da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Especialista em Metodologia do ensino de língua portuguesa pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018); graduado no curso de História pelo centro Universitário de Maringá (2017) e em Pedagogia (2019) pela mesma instituição. Atualmente, é mestrando em estudos literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no programa de pós-graduação em Letras (PLE-UEM), também é acadêmico do último ano do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e bolsista do projeto Residência Pedagógica - Língua Inglesa (UEM). E-mail: Leonardo_sfordi90@hotmail.com

Diego Sanches Martins Trevejo, Universidade Estadual de Maringá

Graduando do quinto ano de Letras: Português/Inglês e literaturas correspondentes pela Universidade estadual de Maringá (UEM). E-mail: Diego.smtrevejo@hotmail.com

Referências

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

DALLA-BONA, Elisa Maria. Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

DALLA-BONA, Elisa Maria; BUFREM, Leilah Santiago. Aluno-autor: a aprendizagem da escrita literária nas séries iniciais do ensino fundamental. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 179-203, 2013.

FERRAREZI Jr., C. Pedagogia do silenciamento. 1ª. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

JAUSS, Hans Robert et al. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ed. Ática, 1994.

SEGABINAZI, Daniela Maria; DA SILVA, Raquel Sousa. Ler e escrever literatura também é aula de língua portuguesa. Revista Cerrados, v. 25, n. 42, 2016.

SEGABINAZI, Daniela Maria; LUCENA, Josete Marinho. Aulas de língua portuguesa e literatura: concepções e orientações para uma metodologia de ensino integradora. Revista Linguagens & Letramentos, v. 1, n. 1, p. 124-144, 2017.

STREET, Brian. Letramentos sociais. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TAUVERON, Catherine.L'écriture littéraire: une relation dialectique entre intention artistique et attention esthétique. Repères, Lyon, n. 26-27, p. 203-215, 2002-2003.

TAUVERON, Catherine. A escrita “literária” da narrativa na escola: condições e obstáculos. Revista Educar: Curitiba/PR. s.n. UFPR, 2014. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/36286/22633. Acesso em: 29 maio 2018

ZAPPONE, Mirian HY. Fanfics–um caso de letramento literário na cibercultura?. Letras de Hoje, v. 43, n. 2, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Barth, P. A., Sfordi da Silva, L. V., & Trevejo, D. S. M. (2019). A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação