A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura

Pedro Afonso Barth, Leonardo Vinícius Sfordi da Silva, Diego Sanches Martins Trevejo

Resumo


A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura.  A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor.


Palavras-chave


Escrita literária; Aluno-Autor; Literatura; Ensino de Literatura

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Referências


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