A tragédia como expressão ontológica e retórica na filosofia de Nietzsche

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Tragédia, Consolo Metafísico, Eternidade, Retórica.

Resumo

  Este artigo problematiza a interpretação de Nietzsche sobre a finalidade da Tragédia, evidenciando sua contraposição à teoria aristotélica da catarse. Para Nietzsche a cena trágica do infortúnio do herói, ao invés de proporcionar ao espectador a descarga violenta de temor e de piedade, nele despertaria, em verdade, a alegria pela vida, por dois grandes fatores: o primeiro, salientado sobretudo ao longo de O nascimento da Tragédia, decorreria da compreensão de que a vida, apesar de sua inerente mutabilidade, é plena de júbilo e beleza; o segundo, vinculado ao comportamento do espectador diante da representação da tragédia. Nietzsche considera, no § 80 da Gaia Ciência, que o indivíduo assistiria a tragédia não para obter a purgação dos afetos nocivos de sua alma, mas sim pela oportunidade de ouvir belos discursos, apesar da apresentação do sofrimento do herói.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Dr. em Filosofia. Especialidades: Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche, Marx, teoria psicanalítica e temas relacionados a teoria da comunicação, comunicação corporativa, Moda e Consumo e crítica da cultura contemporânea através de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ortega Y Gasset, Baudrillard, Michel Foucault, Pierre Lévy, Manuel Castells, dentre outros.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad. de Eudoro de Souza. Lisboa: INCM, 1992.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Trad. de António M. Magalhães. Porto: Rés-Editora, 2001.

EURÍPIDES. As Bacantes. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Ed. 70, 1998.

HERÁCLITO. Fragmentos. In: Vol. “Pré-socráticos”, Col. Os Pensadores. Trad. de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos ou como filosofar com o martelo. Trad. de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

___________. Ecce Homo: ou como alguém se torna o que se é. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

___________. A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos. Trad. de Maria I. Madeira Andrade. Lisboa: Ed. 70, 2002.

___________. A Gaia Ciência. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

___________. O nascimento da Tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação, Tomo I. Trad. de Jair Barboza. São Paulo: Ed. UNESP, 2015.

Downloads

Publicado

2019-09-08

Como Citar

Bittencourt, R. N. (2019). A tragédia como expressão ontológica e retórica na filosofia de Nietzsche. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12178