SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto

Autores

Palavras-chave:

Tobias Barreto, Transferências e circulações de ideias, Brasil Império.

Resumo

O trabalho analisa a composição da crítica dos aqui chamados “saberes modernos”, especificamente a educação, sociologia, psicologia e teologia à luz da recepção das ideias europeias no interior do pensamento e obra do filósofo e jurista Tobias Barreto (1839-1889). Considerado figura central na constituição do movimento intelectual que recebeu a alcunha de “Escola do Recife”, Tobias Barreto foi o vetor de recepção e apropriação de ideias estrangeiras, especialmente alemãs no Brasil Império. A tese que aqui procuramos desenvolver é a de que a crítica a esses saberes constitui um mesmo locus de reflexão e um feixe de interesses de projeção política que propunha uma nova posição do país no contexto geral das nações do oitocentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Carolina Rodrigues da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo programa de pós graduação da UTFPR campus Pato Branco (PPGDR), na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento Regional. Graduada em História, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Desenvolveu pesquisa sobre a obra de Primo Levi. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área de História, trabalhando com os temas da memória e da literatura de testemunho.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.


Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco. Mestrado e Doutorado em Educação ( Unicamp). PhD em Educação. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico . Licenciada em Letras- Inglês. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha Educação e Desenvolvimento, na qual orienta no Mestrado e no Doutorado, os temas: Políticas públicas de educação e de desenvolvimento; Políticas públicas de educação para populações do campo; Políticas públicas migratórias; Políticas públicas para pessoas idosas; Educação em direitos humanos & diversidades. Membro do Comitê de Assessores de Áreas (CAA) da Fundação Araucária. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem. Membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao desenvolvimento Regional . Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó). ( CEPAD). Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC). Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão.

Referências

ALONSO, A. Idéias em Movimento. A geração de 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BARRETO, T. Menores e Loucos e Fundamentos do Direito de Punir. Tobias incluiu “Como introdução” a Menores e Loucos, a dissertação do concurso de 1882.

____. Crítica de religião. Organização: Luiz Antonio Barreto. Rio de Janeiro: J. E. Solomon; Aracaju: Editora Diário Oficial, 2012.

____. Discursos. (Obras Completas IV). Aracaju: Edição do Estado do Sergipe, 1926a.

____. Questões Vigentes. (Obras Completas IX). Aracaju: Edição do Estado do Sergipe, 1926b.

____. Menores e Loucos e Fundamentos do Direito de Punir. (Obras Completas Vol. V). Aracaju: Edição do Estado do Sergipe, 1926c.

____. Philosophia e Critica. (Obras Completas III). Aracaju: Edição do Estado do Sergipe,1926d.

____. Polemicas. (Obras Completas II). Aracaju: Edição do Estado do Sergipe, 1926e.

____. Estudos Allemães. (Obras Completas VIII). Aracaju: Edição do Estado do Sergipe, 1926f.

BEVILAQUA, C. Philosophia Positiva no Brazil. Recife: Typographia Industrial, 1883.

BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CÂNDIDO, A. O método crítico de Sílvio Romero. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

CARELLI, M. Culturas Cruzadas: intercâmbios culturais entre França e Brasil. Campinas: Papirus, 1994.

CATROGA, F. Antero de Quental: história, socialismo e política. Lisboa: Editorial Notícias, 2001.

COMTE, A. Catecismo Positivista ou Exposição Sumária da Religião Universal em Onze Colóquios Sistemáticos entre uma Mulher e um Sacerdote da Humanidade. Lisboa: Europa-América, s/d.

MERCADANTE, P.; PAIM, A. Tobias Barreto na Cultura Brasileira: uma reavaliação. São Paulo: Ed. da USP; Grijalbo, 1972.

MORAES FILHO, E. As ideias fundamentais de Tavares Bastos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

NASCIMENTO, J. A Cultura Ocultada ou a Influência alemã na Cultura Brasileira durante a segunda metade do século XIX. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 1999.

NASCIMENTO, M. L. Primeira Geração Romântica versus Escola do Recife: trajetórias de intelectuais da Corte e dos intelectuais periféricos da Escola do Recife. Tese de doutorado em Sociologia. Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2010.

RABELLO, S. Itinerário de Sílvio Romero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

ROMERO, S. Lucros e perdas: chronica dos acontecimentos mensais. Rio de Janeiro: Livraria Contemporanea de Faro & Lino, 1883.

____. Provocações e Debates (contribuição para o estudo do Brazil Social). Porto: Livraria Chardron, 1910.

____. História da Literatura Brasileira. Contribuições e Estudos Gerais para o Exato Conhecimento da Literatura Brasileira. (4º Volume). 7.ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1980.

SCHWARCZ, L. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SKIDMORE, T. E. Preto no Branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

VENTURA, R. Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil, 1870-1914. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Downloads

Publicado

2019-09-08

Como Citar

Passos, A. A. dos, Silva, C. R. da, & Bernartt, M. de L. (2019). SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação