A PERSONAGEM E A FORMA ROMANESCA: os protagonistas de 'Os detetives selvagens'

Autores

  • Felipe da Silva Mendonça Graduando em Letras Português/Espanhol pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Luciana Brito Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista, docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave:

Personagem. Romance. Pós-modernidade. Roberto Bolaño.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os protagonistas de Os detetives selvagens, de Roberto Bolaño. Para tanto, nos pautamos em teóricos como Brait (2006), Candido (2014), Rosenfeld (2014), Watt (1990), dentre outros que nos auxiliaram a estabelecer relações entre a personagem, o romance, a pós-modernidade e a produção de Bolaño. No referido romance, mais de cinquenta narradores emitem opiniões divergentes e contrastantes sobre os dois protagonistas. Desse modo, um jogo detetivesco é criado e cabe ao leitor decidir em quem acreditar. Com isso, Bolaño não só faz com que seus protagonistas transgridam os limites do texto, mas também consegue refazer ficcionalmente o mistério do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Mendonça, Graduando em Letras Português/Espanhol pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Graduando em Letras Português/Espanhol pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Luciana Brito, Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista, docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista, docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Epos e romance. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP,1988

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOLAÑO, Roberto. Discurso de Caracas (Venezuela). 1999. Disponível em: <https://www.letraslibres.com/mexico/discurso-caracas-venezuela>. Acesso em: 20 dez. 2018.

BOLAÑO, Roberto. Os detetives selvagens. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BORGES. Jorge Luis. Ficções. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRAIT, Beth. A personagem. 8 ed. São Paulo: Ática, 2006.

CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

COSTA, Júlia Morena Silva da. Estética do fracasso: o projeto literário de Bolaño. 2015. 232 f. Tese (Doutorado) - Curso de Literatura e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GUERRA, Bruna Tella. Ressignificação da detective fiction em Los detectives salvajes, de Roberto Bolaño. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Teoria e Crítica Literária, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.

LYRA, Clarisse. “Los detectives salvajes”, sua promessa de sentido. In: PEREIRA, Antonio Marcos; RIBEIRO, Gustavo Silveira (Org.). Toda a orfandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

WATT, Ian. O realismo e a forma romance. A ascensão do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Mendonça, F. da S., & Brito, L. (2019). A PERSONAGEM E A FORMA ROMANESCA: os protagonistas de ’Os detetives selvagens’. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12016

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação