MODOS DE TECER POEMAS: a poética de Eloí Bocheco expressa em duas obras para a infância

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS. http://orcid.org/0000-0002-3860-6767
  • Alexandre Leidens Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco.
  • Rodrigo da Costa Araujo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA).

Palavras-chave:

Poesia infantil. Poema para crianças. Eloí Bocheco

Resumo

A literatura de Eloí Bocheco é carregada de afeto e memórias. Percorrendo as páginas de suas obras, que não são poucas e que não seguem uma única vertente de gênero, público ou estilo, fica claro que é a partir desses ingredientes que a sua escrita literária se organiza. Em Pomar de brinquedos (2009) e Cantorias de Jardim (2012), o afeto pelas frutas e flores, respectivamente, trazido ao texto pelas memórias da autora, transfigura-se em poemas lúdicos e sensíveis, inspirados na poesia folclórica, marca evidente da autora, acostumada desde muito cedo com o repertório da poesia oral. Nos poemas das obras que compõem o corpus de análise deste artigo as frutas e flores são celebradas. E tal celebração, impulsionada pela memória e pelo afeto, alcança o auge no manejo da linguagem literária, a nosso ver exemplar, por articular os elementos que Emil Staiger (1997) enumera para a poesia lírica, que nós adaptamos para a poesia de recepção infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutor e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

Alexandre Leidens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco.

Mestre em Letras, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco. Licenciado em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. Técnico de Atividades, SESC Palmas/PR

Rodrigo da Costa Araujo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA).

Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e Doutorando em Literatura Comparada pela mesma universidade. Professor de Literatura Infantojuvenil, Arte e Educação e Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA).

Referências

ASSUMPÇÃO, Simone. Poesia folclórica. In: SARAIVA, Juracy Assmann (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 63-68.

BOCHECO, Eloí. Cantorias de jardim. São Paulo: Paulinas, 2012.

______. Pomar de brinquedo. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

CANDAU, Jöel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

KLUG, Marlise Buchweitz; LIMA, Rosimeire Simões de; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Literatura como lugar de memória: uma análise do romance Satolep, de Vitor Ramil. Antares: letras e humanidades. Caxias do Sul, Vol. 7, N. 13, jan/jun 2015. p. 182-198. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2954>. Acesso em: 29 jun. 2019.

PONDÉ, Glória Maria Fialho. Poesia e folclore para criança. In.: ZILBERMAN, Regina. (Org.) A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990. p. 117-146.

STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

TEDESCO, João Carlos. Passado e presente em interfaces: introdução a uma análise sócio-histórica da memória. Passo Fundo: EDUPF, 2011.

Downloads

Publicado

2019-09-08

Como Citar

Grazioli, F. T., Leidens, A., & Araujo, R. da C. (2019). MODOS DE TECER POEMAS: a poética de Eloí Bocheco expressa em duas obras para a infância. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11769

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação