O PSEUDOAMOR COMO UM FENÔMENO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: uma proposta de diálogo entre Erich Fromm e Zygmunt Bauman

Autores

  • Denis Cotta Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Erich Fromm, Zygmunt Bauman, Pseudoamor.

Resumo

O presente estudo visa promover um diálogo entre o psicanalista, filósofo e sociólogo Erich Fromm (1900-1980) e o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman (1925-2017). A premissa que permeia o diálogo entre ambos os autores se direciona a compreensão dos vínculos amorosos na sociedade contemporânea. Nessa guisa, serão apresentadas as contribuições oriundas do pensamento de Bauman que tangenciam a questão do amor e, sobretudo, a sua concepção de amor líquido. No contexto frommiano, pode-se citar as ponderações acerca das vivências amorosas, que podem ser produtivas (positivas) ou improdutivas (negativas). Além disso, Fromm elucida que as orientações de caráter do sujeito podem ser entendidas como aspectos constituintes das diversas formas de amor, entre elas as formas negativas: os pseudoamores. No que tange ao aspecto metodológico, a presente pesquisa se utilizará fundamentalmente das seguintes obras: Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos de autoria de Bauman, e A arte de amar, de Erich Fromm. Por fim, por intermédio do diálogo entre os autores, pretende-se sublinhar os aspectos essenciais para a compreensão das problemáticas e dos desafios referentes ao ato de amar na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Cotta, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicólogo, com orientação psicanalítica frommiana. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui interesse de estudo nas seguintes áreas: psicanálise humanista; psicologia da religião; mística e espiritualidade; tradição judaica e na configuração dos relacionamentos amorosos contemporâneos. Membro da CLEROT (Comissão de psicologia, laicidade, espiritualidade, religião e outros saberes tradicionais) do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

Referências

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

FROMM, E. Análise do homem. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

FROMM, E. A arte de amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1971.

SENNETT, R. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Best Bolso. 2008.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

Cotta, D. (2019). O PSEUDOAMOR COMO UM FENÔMENO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: uma proposta de diálogo entre Erich Fromm e Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11559

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional