A IDEIA DE DEUS A PARTIR DA HERMENÊUTICA NIILISTA: uma leitura de Vattimo

Autores

  • Francisco Ramon Rodrigues da Silva Faculdade de Balsas - Unibalsas
  • César Augusto Danelli Jr UFMA

Palavras-chave:

Deus, Hermenêutica Niilista, Secularização, Sagrado.

Resumo

Este artigo tem como escopo a análise da obra Acreditar em Acreditar de Gianni Vattimo e Después de la Muerte de Dios de Gianni Vattimo e John D. Caputo. Trata-se de uma nova perspectiva de uma visão de Deus, analisando sua histórica presença no Ocidente, como também, a forma pela qual Deus é (foi) visto, buscando, ademais, uma nova ideia de Deus a partir da dissolução do sagrado, da kenosis, utilizando-se para isso de uma visão secularizada do ser e do fim da metafísica e dos fundamentos basilares de uma verdade. Este trabalho não tem como finalidade aniquilar Deus em si, mas, interpretá-lo sob uma ótica hermeneuta niilista, baseando-se nos pensamentos de Gianni Vattimo para tal. É necessário também salientar a influência de Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger na obra vattimiana, o que contribuiu para a formulação de seus pensamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALEEIRO, Cleber A. S. VATTIMO, Gianni. Acreditar em Acreditar. Revista Eletrônica Correlatio, n. 12. Dezembro de 2007.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

FERREIRA, Vicente de Paula. Niilismo e cristianismo no pensamento enfraquecido de Gianni Vattimo. Sacrilegens, Juiz de Fora, v.8, n.1, p. 61-74, 2011.

PEREZ, Léa Freitas. Acreditar em Acreditar com Gianni Vattimo. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p.187-215, 2012.

VATTIMO, Gianni. Acreditar em Acreditar. Lisboa: Relógio D’Água Editores, Janeiro de 1998.

______________; CAPUTO, John D. Después de la muerte de Dios: conversaciones sobre religión, política y cultura. 1.ª edición. España: Paidós, febrero de 2010.

Downloads

Publicado

2019-09-08

Como Citar

Rodrigues da Silva, F. R., & Danelli Jr, C. A. (2019). A IDEIA DE DEUS A PARTIR DA HERMENÊUTICA NIILISTA: uma leitura de Vattimo. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11322