TEMPOS DE MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E RELAÇÕES HUMANAS: rupturas e barbárie configurando a vida e as relações líquidas

Autores

  • Anabella Pavão da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca.
  • Neide Aparecida de Souza Lehfeld Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca.

Palavras-chave:

Mundialização do Capital, Relações Humanas, (Des)ordem Mundial, Tempos Líquidos.

Resumo

A partir de uma perspectiva crítico-dialética, este texto faz um trajeto sobre os fenômenos globais que violam os direitos humanos, provocando reflexões acerca dos rebatimentos destes fenômenos nas relações humanas e sociais. Reportamo-nos ao pensador polonês Zygmunt Bauman (1925 – 2017) para nos auxiliar na construção do pensamento e do conhecimento sobre os tempos líquidos e os impactos nos relacionamentos entre as pessoas na atual sociedade global em tempo real ou conectados via redes sociais. Conclui-se, a priori, a acentuação da individualidade, das rupturas de relações e da resistência em instituir novas relações. O medo do sofrimento, da dor e das frustrações tem proporcionado um olhar mais egoísta para nós mesmos, que uma humanização e sensibilização em face dos nossos próximos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anabella Pavão da Silva, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca.

Nome social de Thiago Rodrigo da Silva. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Franca. Professora bolsista dos cursos de Serviço Social e Relações Internacionais da UNESP/Franca. Bolsista CAPES. Pesquisadora do GEPPIA (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para a Infância e Adolescência) – UNESP/Franca e do PICO (Pesquisa Interdisciplinar de Combate às Opressões) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Contato: anabellapavao@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0723-5879.


Neide Aparecida de Souza Lehfeld, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca.

Livre docente. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Titular da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP, campus de Franca. Contato: nlehfeld@unaerp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3630-1134.

Referências

BARROCO, Maria Lucia. Reflexões sobre liberdade e (in)tolerância. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 119, p. 468-481, jul./set. 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

______. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

______. Tempos líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

______. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global.Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

______. A riqueza de poucos beneficia a todos nós? Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

______. Estranhos à nossa porta. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

SALES, Mione Apolinário. (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHERER, Giovani Antonio. Serviço Social e arte: juventudes e direitos humanos em cena. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, Thiago Rodrigo da. “Pratas, ‘Lacoste’, Grana e Novinhas”: um estudo sobre a construção social da adolescência através do ato infracional. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2015.

______. Pratas, grifes, grana e novinhas: adolescências, sociabilidades e ato infracional. Curitiba: CRV, 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-08

Como Citar

Pavão da Silva, A., & de Souza Lehfeld, N. A. (2019). TEMPOS DE MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E RELAÇÕES HUMANAS: rupturas e barbárie configurando a vida e as relações líquidas. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11203

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional