A SOCIEDADE LÍQUIDA E O CONCEITO DE FELICIDADE EM “A ARTE DA VIDA” DE ZYGMUNT BAUMAN

Autores

Palavras-chave:

Felicidade, Pós-modernidade, Consumo

Resumo

Neste artigo buscamos compreender, a partir de pressupostos teóricos clássicos e atuais, as concepções sobre a ideia de felicidade, em particular, na definição pós-moderna do conceito descrita pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman em sua obra A Arte da Vida, lançada em 2009. Ao apresentar sua teoria, Modernidade Líquida, Bauman nos permite conceber a sociedade enquanto geradora de mal-estar, percebido nas fragilidades dos laços sociais, na liquidez dos relacionamentos amorosos e sexuais, bem como no consumo desenfreado de mercadorias e serviços. Utilizamos metodologicamente a revisão bibliográfica de suas principais obras, além de traçar um paralelo com teorias clássicas e contemporâneas para extrair o que se entende por felicidade na chamada Sociedade Líquida. Concluímos com as análises que Zygmunt Bauman acreditava ser possível fugir da lógica perversa do consumo pelo consumo através do cuidado de si e construir, a partir disso, indivíduos como obras de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvis Leandro do Nascimento, Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sobre Saúde, Gênero, Trabalho e Meio Ambiente - associado - (SAGMA), com base na UFRN. Desenvolve análises em Sociabilidades Urbanas, Sociologia das Emoções com foco nos agrupamentos urbanos, tribos urbanas e cidades, Juventudes, Subjetividades urbanas, Micropolíticas sociais. Experiências nas Áreas de Gênero e Sexualidades, Subjetividades, Medos Urbanos, Sociologia pós-moderna, Sociabilidades Urbanas e lazer

Allyson Darlan Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jornalista, mestre em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), doutorando em Ciências Sociais (PPgCS/UFRN) e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos - Tirésias.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Antônio de Castro Caeiro. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

BAUDRILLARD, J. A Sociedade do Consumo. São Paulo: Editora Edições 70, 1996.

BAUMAN, Z. A Arte da Vida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009.

BAUMAN, Z. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2010.

BAUMAN, Z. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro: editora Zahar, 2010.

BAUMAN, Z. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar 2008.

COMTE-SPONVILLE, A. A felicidade, desesperadamente. São Paulo, Editora Martins Fontes, 2005.

GRACIOSO, J. Interioridade e filosofia do espírito nas confissões de Santo Agostinho, 131 Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo/Gilles Lipovetsky; Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MCMAHON, D. M. Hapiness: a history. New York: Groove Press, 2006.

PLATÃO. A República. Trad Elza Moreira Marcelina. Brasília. Editora da UNB

RUSTIM, M. What is wrong with hapiness? Soundings, Verão. 2007. P. 67-84

SARAIVA, J. E. M. Prazer do consumo ou consumo do prazer? AIDS, consumismo e mal-estar contemporâneo. Rev. Mal-Estar Subj. v.2 n.1 Fortaleza . mar. 2002.

SCHUMAKER, J. F. Search of Hapiness. Understanding an endangered state of mind. Londres: Praeger, 2007.

WHITE, N. Breve História da Felicidade. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

Nascimento, K. L. do, & Silva, A. D. M. da. (2019). A SOCIEDADE LÍQUIDA E O CONCEITO DE FELICIDADE EM “A ARTE DA VIDA” DE ZYGMUNT BAUMAN. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(19). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10945