APRESENTAÇÃO - EIXO 1 - PLANEJAMENTO URBANO E URBANISMO ALIADOS AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Cláudio Robert Pierini Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU/USP São Carlos
  • Érico Masiero Departamento de Engenharia Civil - UFSCar

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade

Resumo

Apresentação do eixo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Robert Pierini, Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU/USP São Carlos

Atualmente curso Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP São Carlos. Também possuo título de bacharel em Administração Pública pela Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2011). Além de graduação em Educação Física pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2004). Assim como um trimestre letivo no curso de Urbanismo pela Université de Montréal no Canadá (2011). Minha área de interesse acadêmico envolve a temática dos transportes coletivos (em especial metrôs nas pesquisas atuais), políticas públicas de transporte, Sociologia Econômica, Urbana-Rural, Urbanismo e História Urbana. Me interesso pelos aspectos interdisciplinares acadêmicos.

Érico Masiero, Departamento de Engenharia Civil - UFSCar

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1996, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo em 2006 e Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos em 2014. É Professor do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos. Vice líder do Grupo de Pesquisa NUPA Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias e membro do Grupo GESTAU - Gestão do Ambiente Urbanizado, ambos da UFSCar. Foi sócio diretor da Empresa Masiero & Wakamatu Arquitetura SS LTDA especializada em desenvolvimento e gestão de projetos de edificações, consultorias na área ambiental e treinamento de recursos humanos. Tem experiência na área de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Urbana, Conforto Ambiental, Eficiência Energética de Edificações, Projeto de Arquitetura e Impactos de Empreendimentos no Ambiente Construído.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Pierini, C. R., & Masiero, Érico. (2019). APRESENTAÇÃO - EIXO 1 - PLANEJAMENTO URBANO E URBANISMO ALIADOS AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10767

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Planejamento Urbano e Urbanismo