INFORMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS NA SECRETARIA ESCOLAR

Autores

  • Raquel Heidorn Leyen Escola Barão do Rio Branco
  • Maria Aparecida Borba de Souza
  • Everaldo da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci

Palavras-chave:

Secretaria Escolar. Informatização dos Processos. Administração escolar.

Resumo

O trabalho da secretaria escolar é uma ação de caráter coletivo, realizada a partir da participação conjunta e integrada dos membros de todos os segmentos da comunidade escolar. Este artigo exemplifica a importância da informatização dos processos na secretaria escolar. As instituições de ensino, diante da competitividade vivenciada, buscam alternativas para melhorar e acelerar seus processos, desenvolvendo e aprimorando a prática operacional; a instituição de ensino é constituída pela equipe pedagógica e pela administrativa, onde a secretaria escolar entra como um dos eixos principais da instituição, que dela dependerá a agilidade nos processos bem como da sua eficácia. A pesquisa realizada apresenta conceitos teóricos atuais quanto à estrutura e funcionamento da secretaria escolar e os métodos e processos de informatização, realizando um comparativo entre os métodos anteriormente utilizados e a realidade atualmente vivenciada na secretaria da instituição “A”. Os resultados confirmam que precisamos manter da tradição o que deu certo e continua dando certo e buscar realização de mudanças e inovação para os demais processos, ampliando estrategicamente as práticas de informatização na secretaria escolar tanto nas instituições públicas quanto privadas. Comprovando que processos informatizados desenvolvem a rotina de trabalho e atendimento, contribuindo para a satisfação dos “clientes” internos e externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Heidorn Leyen, Escola Barão do Rio Branco

Bacharela em Secretariado Executivo Bilíngue. (FURB). Especialista em Gestão Escolar (UNIASSELVI).

Maria Aparecida Borba de Souza

Economista. (FURB). E-mail: cida.borba@gmail.com

Everaldo da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Cientista Social. Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC).

Referências

LUCK, Heloísa. A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática. Artigo. Disponível em: http://progestaoead.files.worldpress.com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck.pdf. Acesso em: 19 ago. 2017.

______. Planejamento em Orientação Educacional. 13 ed.. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

MARQUES, André. Ensino: Como encantar o aluno e vencer a concorrência. São Paulo: Disal, 2007.

ROSA, Clovis. Gestão Estratégia Escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de Sistemas Educacionais. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

Heidorn Leyen, R., Borba de Souza, M. A., & Silva, E. da. (2019). INFORMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS NA SECRETARIA ESCOLAR. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(19). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10765