Análise comparativa de diretrizes urbanísicas da bacia hidrógrafica do córrego jararaca, São Carlos-SP

Autores

  • Geisy Candido da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Rio Claro-SP
  • Denise Balestrero Menezes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Plano Diretor, Águas Subterrâneas, Planejamento

Resumo

Os avanços da urbanização em áreas periurbanas e rurais tem ocorrido de forma desconexas das caracteristicas geoambientais, acarretando na contaminação do solo e das águas subterrâneas. Estudos que utilizem como ferramenta a integração dos fatores geoambientais e de ocupação tornam-se importantes ferramentas para direcionar o planejamento da expanção urbana. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar análise comparativa entre as diretrizes propostas pelo Plano Diretor Municipal de São Carlos de 2005 e pelo Plano Diretor Municipal Estratégico em vigência, para a bacia hidrográfica do Córrego Jararaca, com vistas aos impactos que estas podem gerar no meio ambiente subterrâneo. Para tanto, utilizou-se como base uma cartas temáticas do substrato rochoso já existentes, contendo as unidades geológicas da área de estudo na escala 1:25.000, as quais após digitalização no software Arcgis v. 10.2, foram reclassificadas em unidades aquíferas. Concomitantemente, as zonas propostas pelo Plano Diretor Municipal de 2005 e do Plano Diretor vigente foram plotadas sobre esta carta de unidades aquíferas, possibilitando identificar as zonas que abrangem a bacia. A análise comparativa das diretrizes propostas pelos diferentes planos mostra que as do plano diretor vigente são mais restritivas à implantação dos diversos usos e ocupações do solo na área. No entanto, direciona uma área na bacia 60% maior que as zonas propostas em 2005 para urbanização de baixa densidade, implicando em intervenções antrópicas na região central da bacia, a qual possui expressivo potencial à contaminação por tratar-se do afloramento do aquífero Guarani. Estas características demandam análises de compatibilidade urbanística e do meio físico mais rigorosas, com o intuito de atender às demandas de ocupação e de proteção das unidades aquíferas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisy Candido da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Rio Claro-SP

Graduada no Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em águas subterrâneas, geologia ambiental, geoprocessamento e planejamento do meio físico. Tenho experiência com o monitoramento e análise de águas subterrâneas e superficiais, periciais ambientais e sistemas de gestão ambiental. Atualmente sou aluna do Instituto Pós Graduação em Geociências e Ciências Exatas da UNESP (Rio Claro), no programa Geociências e Meio Ambiente, com a linha de pesquisa planejamento do meio físico.

Denise Balestrero Menezes, Universidade Federal de São Carlos

Geóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (1995) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atuou em consultoria na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental e Mineral, nos temas: mineração, estudos do meio físico, bacia hidrográfica, estudos geológico/geotécnicos e geoambientais, contaminação de solo e água subterrânea. Atualmente é professora/pesquisadora Adjunta II no Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, com pesquisas na área de geotecnia ambiental e geologia ambiental, nos temas água subterrânea, recuperação de áreas degradadas, áreas contaminadas e pesquisa tecnológica de rochas.

Referências

BRASIL. Lei n° 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a Politica Nacional de Recursos Hídricos. Publicada no Diário Oficial da União: 08/01/1997. Brasília, 1997.

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO BRASIL 1997 [do] IBGE. Rio de Janeiro, 1998, Anual.

CEPAGRI – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura. Clima dos Municípios Paulistas: São Carlos. Campinas-SP, 2015. Disponível em: http://www.cpa. unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_549.html. Acesso: Março/2017.

FAGUNDES, J.R.T. Estudo Integrado das Características Geológico-Geotécnicas com Vista à Avaliação de Recarga de Aquífero: Região de São Carlos-SP (Tese-Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos- Universidade de São Paulo. 397f. São Carlos, 2010.

GOMES, M.A.F. Uso Agrícola das Áreas de Afloramento do Aquífero Guarani no Brasil: Implicações para a Água Subterranea e Propostas de Gestão com Enfoque Agroambiental. Embrapa Informação Tecnológica. Distrito Federal, 2008.

MONTÃNO, M.; FONTES, A.T. Plano de Bacia do Córrego Jararaca (São Carlos-SP): Diretrizes para a Ocupação do Território. Relatório Técnico. Fator Ambiental Consultoria e Treinamento LTDA. Volume I, 110p. São Carlos, 2008.

MURO, M. D. Carta de zoneamento para seleção de áreas frente à instalação de aterros sanitários no município de São Carlos-SP. São Carlos, 2000. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - EESC, USP.

PINTO, S. I.G. A Adoção da Abordagem de Empreendimentos para a Gestão Ambiental de Cidades: Estudo de Caso Bacia do Córrego Jararaca. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental). Escola de Engenharia de São Carlos – USP. São Carlos, 2010.

PMSC – Prefeitura Municipal de São Carlos. Plano Diretor Municipal. Lei n° 13.691, publicada em de 25 de novembro de 2005. São Carlos-SP, 2005.

PMSC – Prefeitura Municipal de São Carlos. Plano Diretor Estratégico (Vigente 26/02/2017). São Carlos-SP, 2016. Disponível em: http://www.saocarlos.sp.gov.br/images/stories/pdf/2016/pde/PROJETO%20DE%20LEI%20final%20-%2001-07-16.pdf. Acesso em: Maio/2015.

SOUZA, L. C de. Águas Subterrâneas e a Legislação Brasileira. Editora: Juruá. 235p. Curitiba, 2009. ISBN: 978-85-362-2710-8.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Silva, G. C. da, & Menezes, D. B. (2019). Análise comparativa de diretrizes urbanísicas da bacia hidrógrafica do córrego jararaca, São Carlos-SP. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10262

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Análises, avaliações, técnicas e tecnologias para intervenções nos espaços urbano e rural