Expansão de empreendimentos do programa minha casa, minha vida, sobre áreas verdes da região metropolitana metropolitana de Porto Alegre – RS

Autores

  • Karin Potter Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luciana Inês Gomes Miron Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Programa Minha Casa Minha Vida, Região Metropolitana de Porto Alegre, áreas verdes urbanas, impacto ambiental.

Resumo

Estudos indicam que uma parte considerável dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) foi implantada sobre as áreas verdes urbanas. Essas áreas, usualmente presentes na periferia das cidades, exercem um papel fundamental na preservação e no bem-estar urbano. Este artigo relata parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi analisar a expansão dos empreendimentos do PMCMV sobre as áreas verdes urbanas da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Utilizando-se o banco de dados do IPEA (2009 a 2013) os empreendimentos foram mapeados e georreferenciados nas imagens de satélite do Google Earth, permitindo a visualização de sua distribuição nos municípios. A espacialização dos endereços dos empreendimentos do PMCMV e a sua análise forneceu subsídios para a interpretação da disposição dos empreendimentos habitacionais. Dentre as contribuições dessa pesquisa foi constatada a expansão dos empreendimentos do PMCMV sobre áreas ambientalmente sensíveis da RMPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Potter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena pela Universidade do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, na análise de parcelamento do solo na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA).

Luciana Inês Gomes Miron, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Pós-Doutorado (2014-2015) pela University of Huddersfield/UK sob orientação de Lauri Koskela. Professor visitante - Universidad de la Republica Uruguay e Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Programa de Pós-Gradução em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social, projetos urbanos, gerenciamento dos requisitos do cliente e gestão do ambiente construído.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Potter, K., & Gomes Miron, L. I. (2019). Expansão de empreendimentos do programa minha casa, minha vida, sobre áreas verdes da região metropolitana metropolitana de Porto Alegre – RS. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10250

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Planejamento Urbano e Urbanismo