A relevância da percepção do usuário na implantação e uso de técnicas compensatórias de drenagem nas áreas urbanas

Autores

Palavras-chave:

Drenagem Urbana Sustentável – Técnicas Compensatórias de Drenagem – Percepção do Usuário

Resumo

O processo de expansão urbana promove a impermeabilização do solo que provoca alterações no ciclo hidrológico e, consequentemente, constantes inundações nas cidades. Neste contexto, os princípios de manejo sustentável das águas pluviais evoca o desenvolvimento de baixo impacto, oferecendo medidas mais eficazes à  drenagem tradicional. Dada às novas características da drenagem sustentável que traz mudanças na paisagem e no cotidiano das pessoas, se faz necessário o cuidado com a percepção do usuário nos projetos. Por meio de entrevistas aos usuários de área de lazer onde foi implantada uma drenagem sustentável, este trabalho analisa a percepção do usuário e como esta pode auxiliar a potencializar o uso destas novas práticas em áreas públicas. Os resultados alcançados confirmam a relevância do papel da percepção do usuário no desenvolvimento e aplicação de projetos de drenagem integradas ao meio ambiente, ao desenho urbano e às pessoas que convivem e utilizam suas áreas de abrangência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alinne Prado Oliveira, "Universidade Federal de São Carlos - UFSCar"

Arquiteta profissional na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guarulhos e Mestre em Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos. Atua na área de projetos de requalificação urbanística e paisagística de áreas verdes urbanas. Trabalhos acadêmicos na área de Conforto Ambiental Urbano e Técnicas Compensatórias de Drenagem Urbana.

Luciana Márcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo EESC/USP (1989), mestrado em Tecnologia do ambiente construído pela Universidade de São Paulo EESC/USP (1995), doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo FAUUSP (2005) e Pos-Doutorado em Ciências Ambientais na UAB - Universidade Autônoma de Barcelona (2013/2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanização de Baixo Impacto,Planejamento Urbano Sustentável e Políticas Ambientais Urbanas. Pertence a Grupos de Pesquisa que abordam temas de sustentabilidade urbana (GPLUS) e manejo de àguas pluvias (GHIDRO) na UFSCAr/São Carlos. É colaboradora do INEP/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Araraquara/SP de jan /2017 a julho/2018. É professora do Departamento de Engenharia Civil da UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos e do Programa de pós graduação em Engenharia Urbana /UFSCAR - São Carlos.

Referências

BAPTISTA, M.; NASCIMENTO, N; BARRAUD, S. Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana. 2.ed. Porto Alegre, RS: ABRH, 2011.

BRASIL. Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2007.

CENSO DEMOGRÁFICO 2010. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, 2010.

GEHL,J. Cidades para Pessoas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

MALARD, M.L. et al. Avaliação Pós-Ocupação, participação de usuários e melhoria de qualidade de projetos habitacionais: uma abordagem fenomenológica. Relatório Final - EAUFMG/FINEP, janeiro de 2002.

TASSI, R.; ALLASIA PICCILLI, D. G.; BRANCHER, S. C.; ROMAN, C. A. Preferências da população de diferentes estratos sociais no manejo das águas pluviais urbanas. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 39-52, jul./set. 2016.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Oliveira, A. P., & Gonçalves, L. M. (2019). A relevância da percepção do usuário na implantação e uso de técnicas compensatórias de drenagem nas áreas urbanas. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10248

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Análises, avaliações, técnicas e tecnologias para intervenções nos espaços urbano e rural