Qualidade da água na rede de distribuição da Universidade Estadual de Maringá

Autores

Palavras-chave:

qualidade da água, redes de distribuição de água, potabilidade

Resumo

A água consumida pode ser um agente de transmissão de doenças. Toda água fornecida à população deve passar por um tratamento adequado. No entanto, a qualidade da água pode ser prejudicada nas tubulações ao longo da distribuição. O presente trabalho teve por objetivo analisar a qualidade da água no decorrer de alguns pontos dentro da rede de distribuição da Universidade Estadual de Maringá. As amostras foram coletadas diretamente da rede. A qualidade da água foi analisada e verificado o atendimento aos padrões de potabilidade da Portaria 2.914/2011. Os resultados mostraram que apenas uma das amostras não atendeu aos padrões de potabilidade, por ser possivelmente de um local de pouco uso e consequentemente com um longo período de permanência. Pode-se afirmar que a qualidade da água na rede de distribuição da UEM atende aos padrões da Portaria, mas deve-se atentar para locais onde pode haver um longo período de permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sigmar Miranda dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá, possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e Técnico em Eletrônica pelo SENAI PR (2006). Tem experiência nas áreas de planejamento e gestão da produção, gestão de equipes, administração de estoques, desenvolvimento de layout de fábrica, cronoanálise de processos, desenvolvimento de indicadores de produção, elaboração de procedimentos operacionais e instruções de trabalho.

Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Engenheiro Ambiental e Sanitarista e Mestre em Engenharia Química. Tem experiência com análises laboratoriais, principalmente com análises físico-químicas de água e efluente líquido, conhecimento adquirido durante 2 anos trabalhando em laboratório de qualidade ambiental LABSAM, e um ano verificando a eficiência da estação de tratamento de efluentes (ETE) de uma lavanderia industrial têxtil. Conhecimento em gerenciamento de resíduos, devido a elaboração de plano de gerenciamento de resíduos em escala industrial. Participou do programa de intercambio Work and Travel (Estados Unidos da América) de novembro de 2012 a março de 2013.

 

Guilherme Melluzzi Neto, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Engenharia de Produção com ênfase em Software pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência profissional nas áreas de Testes de Software e Comércio Eletrônico. Atualmente é bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidades Estadual de Maringá (UEM).

Célia Regina Granhen Tavares, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e INSA-Toulouse (1992) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela Université Montpellier II (1997-1998). Atualmente é professora Titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação dessa instituição. Tem experiência e atua nas áreas de Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Efluentes, Tratamento Biológico de Efluentes Líquidos, Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos e Gerenciamento e Monitoramento de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Leito Fluidizado, Biossorcao, Adsorção, Resíduo Sólido, Foto-oxidação catalítica, Processos de Tratamento com Fungos, Processo de Tratamento com Reagente Fenton, Processos de Tratamento com Foto-Fenton, Processos com Membranas, Processos de Solidificação/Estabilização de Resíduos Sólidos, Utilização de Coagulantes Naturais para a produção de água Potável, Monitoramento de Recursos Hídricos: Determinação de Parâmetros Físico-químicos e Biológicos em Corpos Receptores Hídricos e Transporte e Deposição de Sedimentos no Solo e em Corpos Receptores hídricos.

Referências

AMARAL, L. A. et al. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista Saúde Pública. v. 37, n.4, 2003, p. 510-514.

BELEZA, J. M. B. B. Simulação das concentrações de cloro residual e tri-halometanos em redes de distribuição de água para consumo humano. 185 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 dez. 2011. Seção 1, p. 39.

CAMPOS, J. A. D. B.; FARACHE FILHO, A.; FARIA, J. B. Qualidade sanitária da água distribuída para consumo humano pelo sistema de abastecimento público da cidade de Araraquara – SP. Alimentos e Nutrição. v. 13, n. 1, 2002, p. 117-129.

HELLER, L.; PÁDUA, V. L. Abastecimento de água para consumo humano. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, v. 1 e 2, 2010.

PIEREZAN, M. L. Monitoramento Contínuo do Cloro em Sistemas de Distribuição de Água para Abastecimento. 150 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2009.

SCURACCHIO, P. A.; FARACHE FILHO, A. Qualidade da água utilizada para consumo em escolas e creches no município de São Carlos - SP. Alimentos e Nutrição. v. 22, n.4, 2011, p. 641 - 647.

SOUZA, M. M. D.; SANTOS, A. S. P. Água potável, água residuária e saneamento no Brasil e na Holanda no âmbito do Programa de Visitação Holandês - DVP: Dutch Visitors Programme. Engenharia Sanitária e Ambiental. v. 21, n.2, 2016, p. 387-395.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Santos, S. M. dos, Silva, L. H. B. R. da, Melluzzi Neto, G., & Tavares, C. R. G. (2019). Qualidade da água na rede de distribuição da Universidade Estadual de Maringá. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10245

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Análises, avaliações, técnicas e tecnologias para intervenções nos espaços urbano e rural