Software de gerenciamento de pavimentos aplicado a vias urbanas de cidades de pequeno a médio porte

Autores

  • Sandra Oda Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernando Manoel Lopes da Silva Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sandra Oda Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Furtado Guerini Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Sistema gerência de pavimentos, pavimentação

Resumo

Atualmente, no Brasil, existe uma grande carência em relação à manutenção dos pavimentos, principalmente em pequenas cidades, onde não são direcionados recursos adequados e existe uma falta de conhecimento técnico nessa área. Devido a grande importância dos pavimentos na matriz de transportes brasileira, e a quantidade significativa de prejuízos provocada pelas condições inadequadas dos pavimentos, destaca-se a necessidade da execução de uma boa gerência da malha viária e, para isso torna-se essencial a introdução de conceitos e modelos de gerência de pavimentos nos órgãos responsáveis pela mesma. O trabalho foi realizado com o intuito de desenvolver uma ferramenta que sirva como um auxiliar na tomada de decisões em relação à manutenção e reabilitação de pavimentos, direcionado a vias urbanas de malhas de cidades de pequeno a médio porte. Tal ferramenta é um software desenvolvido em VBA, dentro do Excel, e que poderá ser utilizado como um Sistema de Gerência de Pavimentos, SGP, de forma simplificada, porém eficaz. Para o desenvolvimento da ferramenta foram considerados os conceitos de um SGP, seus componentes, os diversos modelos de análise e previsão de desempenho, assim como outros softwares da área. Após o desenvolvimento da ferramenta foi executado um estudo de caso, que teve como base a malha viária da Ilha do Fundão, o programa apresentou resultados satisfatórios e se mostrou promissor, existindo a possibilidade de implementação de diversas ferramentas dentro do mesmo, assim como outros modelos e um nível de decisão mais avançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Manoel Lopes da Silva Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Engenharia de Transportes

Escola Politécnica

Área de transportes

Sandra Oda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Engenharia de Transportes

Escola Politécnica

Área de transportes

Julia Furtado Guerini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Engenharia de Transportes

Escola Politécnica

Área de transportes

Referências

AASHTO. Guide for Design of Pavement Structures. American Association of State Highway and Transportation Officials. Appendix K: Typical Pavement Distress Type-Severity Descriptions. Washington, D.C., 1993.

ASPHALT INSTITUTE. A Pavement Rating System for Low-Volume Asphalt Roads. Information Series No. 169 (IS-169), Lexington, KY, 1981.

CNT – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES – Pesquisa CNT de Rodovias 2016 – Relatório Gerencial. Confederação Nacional de Transportes. Disponível em: http://pesquisarodovias.cnt.org.br/ Acesso em 30/05/2017.

DNIT. Manual de Gerência de Pavimentos. Publicação IPR 745. Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, 2011. Disponível em: http://ipr.dnit.gov.br/publicacoes/745_Manual_de_Gerencia_de_Pavimentos.pdf

FERNANDES, F. M. L. da S. Software de gerenciamento de pavimentos aplicado a vias urbanas de cidades de pequeno a médio porte. Projeto de Graduação. Departamento de Engenharia de Transportes. Curso de Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 106 p., 2017.

FERNANDES Jr., J. L.; ODA, S.; ZERBINI, L. F. Defeitos e atividades de manutenção e reabilitação em pavimentos asfálticos. Apostila Didática. Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, 1999.

FERNANDES Jr., J. L.; PANTIGOSO, J. F. G. Compatibilização da gerência de pavimentos urbanos com as concessionárias de serviços públicos com o uso de SIG. In: XI ANPET – Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro, 1997.

GUERINI, J. F. Proposta de Implantação de Sistema de Gerência de Pavimentos para a Ilha do Fundão. Projeto de Graduação. Departamento de Engenharia de Transportes. Curso de Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 137 p., 2017.

HAAS, R.; HUDSON, W. R.; ZANIEWSKI, J. P. Modern Pavement Management. Krieger Pub. Co., 1994.

MAPC. Pavement Management - A Manual for Communities. U. S. Department of Transportation. Metropolitan Area Planning Council, Boston, MA, 1986.

SHOJI, E. S. Desenvolvimento de um Programa de Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos para Cidades Brasileiras de Médio Porte. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, EESC-USP, São Carlos, 2000.

TAVAKOLI, A.; LAPIN, M.S.: FIGUEROA, J.L. PMSC: Pavement Management System for Small Communities, Journal of Transportation Engineering, Vol 118, Nº 2, pp. 270-280, Cleveland, Ohio, 1992.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Oda, S., Fernandes, F. M. L. da S., Oda, S., & Guerini, J. F. (2019). Software de gerenciamento de pavimentos aplicado a vias urbanas de cidades de pequeno a médio porte. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10244

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Análises, avaliações, técnicas e tecnologias para intervenções nos espaços urbano e rural