Proposta de metodologia para avaliação de acessibilidade em cidades de porte médio

Autores

  • Luciana Mação Bernal Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Acessibilidade, cadeirantes, calçadas e travessias, índice

Resumo

O trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de avaliação de acessibilidade para cidades de porte médio, voltada para pessoas usuárias de cadeira de rodas, considerando não apenas a norma técnica ABNT NBR 9050:2015, como também a percepção do cadeirante. A proposta foi aplicada na cidade de São José do Rio Preto (SP) como estudo de caso. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo a temática da acessibilidade, indicadores de acessibilidade, pessoas com deficiência física e atributos de caracterização física e ambiental do meio urbano, especificamente, de calçadas e travessias. Com base nesta revisão, foi possível definir os atributos a serem incorporados no desenvolvimento do Índice de Avaliação de Acessibilidade (IAA), por meio de um instrumento de pesquisa (questionário) e de uma avaliação técnica. O questionário foi aplicado a cadeirantes, buscando identificar o grau de importância em relação aos atributos físicos e ambientais das calçadas e travessias e a avaliação técnica foi elaborada de acordo com a norma e aplicada ao estudo de caso. Os dados coletados dos questionários e ponderados possibilitaram a elaboração de uma expressão matemática, o IAA, e que para chegar ao resultado final do índice, utilizou-se os dados obtidos da avaliação técnica, gerando notas de cada trecho de calçada e travessia. As notas foram classificadas em níveis de serviço de A a F, sendo A ótimas condições de acessibilidade e F, péssimas condições. Por fim, para verificar a eficácia do índice, uma auditoria com cadeirantes foi realizada com a finalidade de comparar as notas finais do índice com as notas estabelecidas por estes. Como resultado a auditoria comprovou a eficácia do IAA, que indicou notas C e D nos trechos avaliados no estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro, 2015.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização dos textos por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

DIXON, Linda B. Bicycle and pedestrian level - of – service performance measures and standards for congestion management systems. Transportation Research Record, Washington, D.C., n. 1538, p. 1-9. 1996.

FERREIRA, Marcos Antônio Garcia.; SANCHES, Suely da Penha. Índice de Qualidade das Calçadas – IQC. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, v. 91, ed. 23, p. 47-60, 2001.

FRUIN, John J. Pedestrian planning and design. Metropolitan Association of Urban Designers and Environmental Planners. Highway Research Record. New York, 1971.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/caracteristicas_religiao_deficiencia.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2013.

SARKAR, Sheila. Evaluation of safety for pedestrians at macro and micro levels in urban areas. Transportation Research Record, Washington, D.C., n. 1502, p. 105 - 118, 19.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Mação Bernal, L. (2019). Proposta de metodologia para avaliação de acessibilidade em cidades de porte médio. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10154

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Análises, avaliações, técnicas e tecnologias para intervenções nos espaços urbano e rural