TERRITORIALIDADE E EXCLUSÃO: estudo de caso da praça Padre Roque Pinto de Barros em São Carlos – SP

Autores

  • Érico Masiero Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanna Maria Wakamatu

Palavras-chave:

Territorialidade, apropriação do espaço público, segregação sócio espacial.

Resumo

O objetivo do trabalho é relatar o processo de territorialização de uma praça o qual tem prejudicado a valorização e a apropriação do espaço público como área de convívio e permanência da população. No local está implantada a igreja de Santo Antônio de Pádua, tombada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos (COMDEPHAASCA) em 2009. O estudo busca detectar as atuais características da praça e alertar para certas apropriações que não condizem com a importância histórica do local e seu papel referencial na cidade. A metodologia adotada para a avaliação das características urbanas do local foi desenvolvida através de levantamento de dados históricos, cadastrais e de campo, por meio de fotos, documentos, análise do uso e ocupação dos edifícios, observação dos usos, fluxos e permanência de pessoas e veículos, durante os períodos matutino, vespertino e noturno, em dias úteis e nos finais de semana. Os dados coletados geraram mapas analíticos, de acordo com observações da dinâmica espacial do local. Os resultados apontam que o processo de territorialização gerou áreas de exclusão e segregação sócioespacial. Dessa forma, torna-se essencial a criação de estratégias de planejamento que direcionem intervenções espacias para promover a valorização do patrimônio e o resgate da função social para a qual a praça deveria estar destinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érico Masiero, Universidade Federal de São Carlos

Professor Departamento de Engenharia Civil,

Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana

Giovanna Maria Wakamatu

Arquiteta especialista pela Universidade de Brasília UNB

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.

CECHINATO, Luiz. Publicação Comemorativa dos 60 anos da Paróquia Santo Antônio de São Carlos – SP. São Carlos, 2004.

GEHL, Jan; GEMZOE, Lars. Novos espaços urbanos. Barcelona, Espanha: Edição em português editorial Gustavo Gili, SA, 2002. 263p.

GEHL, Jan. Cidade para pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2013.

SACHS, Ignacy. Rumo à Ecossocioeconomia: Teoria e Prática do Desenvolvimento/ Ignacy Sachs; Paulo Freire Vieira (org.). São Paulo: Cortez, 2007. 472 p.

Chiodelli, F. Re-shaping Jerusalem: The transformation of Jerusalem’s metropolitan area by the Israeli barrier. Cities 31, 2013. 417-424p.

Naranjo, E. Mas allá del muro. La condición urbanoterritorial del límite en américa latina. Revista Diseño Urbano & Paisaje - DU&P 31, 2016. 13-22 p.

PLÖGER, Jörg. La Formación de Enclaves Residenciales en Lima en el Contexto de La Inseguridad. ur[b]es Vol. 3, Lima, enero-diciembre 2006, 135-164 p.

Fundação Pró-Memória de São Carlos. Disponível em: http://www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br Acesso 25/06/2015.

Paróquia Santo Antônio de Pádua. Disponível em: http://www.santoantonio.org.br Acesso 20/06/2015.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

Masiero, Érico, & Wakamatu, G. M. (2019). TERRITORIALIDADE E EXCLUSÃO: estudo de caso da praça Padre Roque Pinto de Barros em São Carlos – SP. Cadernos Zygmunt Bauman, 8(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10139

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DO DR: Planejamento Urbano e Urbanismo