Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Cadernos Zygmunt Bauman é de grande pertinência os Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas. Logo, tem a pretensão de analisar o impacto da Técnica Moderna na sociedade contemporânea, os diversos aspectos da condição humana na contemporaneidade, e ainda, os elementos trágicos e contingentes nas sociedades pós-modernas, dando relevo tanto a questões teóricas como as específicas sobre o comportamento humano, as ações políticas, as diversas organizações sociais, tribais e individuais presentes no mundo moderno e pós-moderno. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Quanto à formatação, os artigos devem conter: Margens: 3cm. (esquerda); 2 cm. (direita); 3cm. (superior); 2cm. (inferior).Alinhamento: Justificado. Estilo de fonte: Georgia (para todo o artigo).Tamanho de fonte: 12pt (corpo de texto).Tamanho de fonte para citações longas: 11pt. Tamanho de fonte em notas de rodapé: 11pt. Títulos e subtítulos: Em caixa alta apenas o título, subtítulos em letras minúsculas. Espaçamento entre linhas: 1,5. Recuo para citações longas: 4cm. Espaçamento para citações longas: 1,0.Quanto aos elementos textuais: O artigo não deve conter nome completo do(s) autor(es), titulação e e-mail. Título (em português e em inglês): de até 125 caracteres (com espaço).Resumo (em português e em inglês): de 700 a 1.000 caracteres (com espaços). Palavras-chaves (em português e em inglês): até 5 palavras-chaves. Referências: devem conter nelas as referências completas das obras citadas que devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor ao final do artigo. O texto deve conter também: Introdução; Problemática de Pesquisa e Fundamentos Teóricos; Objetivos; Metodologia; Resultados e Considerações Finais. O texto deve conter, no mínimo, 10 laudas, no máximo, 25 laudas, não sendo contabilizado como lauda os elementos textuais. É importante que o autor tenha seu Currículo Lattes atualizado. É reservado ao conselho editorial o direito de não publicar imediatamente, podendo ser publicado posteriormente ou reencaminhar o original ao autor com sugestões de mudanças e possíveis considerações; REGRAS PARA PUBLICAÇÃO DE RESENHA CRÍTICA - Resenha Crítica é uma síntese de uma obra onde se realiza uma apreciação  crítica da mesma. De forma geral a resenha busca incentivar a leitura do livro comentado. A resenha admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica. Na resenha faz-se uma introdução ao tema, o resumo e a crítica valorativa, dentre outros, o  que o difere de outros tipos de trabalhos acadêmicos. Lakatos e Marconi (1995, apud MEDEIROS, 1999, p. 245).a) Resumo da obra: Introdução ao tema: o que o autor propõe discutir? Qual o ponto de partida? Resumo das ideias principais da obra. De que trata o texto? Qual a sua característica principal? Exige algum conhecimento prévio para entendê-lo? Descrição do conteúdo dos capítulos ou partes da obra (subtítulos). Considerações finais do/a autor/a: Quais as considerações finais a que o autor chegou? b) Crítica/Avaliação do resenhista: Julgamento da obra. Qual a contribuição da obra? As ideias são originais? Como é o estilo do autor: conciso, objetivo, simples? Idealista? Realista? O que você alteraria ou sugeriria como ampliação do tema abordado? c) Referência: SOBRENOME, Prenome. Título do livro/artigo (em negrito). Edição. Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Exemplo: ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. Atenção: A extensão da resenha deve ter de 5 a 8 laudas. Não sendo contabilizado, introdução, considerações finais e referências.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

3 - URLs para as referências foram informadas quando necessário.

4 - O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 -pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

5 - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998,  autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pela Universidade Federal do Maranhão. Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo a Universidade Federal do Maranhão plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada. Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo a Universidade Federal do Maranhão realizar neste período quantas edições julgar conveniente.