Afluente: Revista de Letras e Linguística

 Afluente - Revista de Letras e Linguística, em formato eletrônico, foi criada em 2015 pela Coordenação de Letras, da Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas nacionais e internacionais sobre Linguística, Teoria Literária, Estudos Comparados, Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Língua Portuguesa e, por fim, Língua Brasileira de Sinais.

Atualmente, publica três números por ano, constituídos sobretudo de artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e produções artíticas nacionais e/ou internacionais.

O periódico é dividido em duas seções, uma temática e outra de caráter livre. Na seção temática são aceitos artigos inéditos pertinentes à temática proposta somente por doutores filiados à instituição de ensino superior. Já a seção livre funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos tais como: artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e textos literários (contos e poemas). Podem submeter trabalhos, para essa seção, professores mestres e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; e doutorandos, vinculados a um curso de pós-graduação. Quando em co-autoria, são estimuladas contribuições que envolvam pelo menos um autor com título de doutor.

As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à Afluente são de responsabilidade de seus autores.

Qualis CAPES - B4 (Educação)

                      B5 (Letras/Linguística)

                      B5 (Interdisciplinar)

  
 

 

  

Notícias

 

CHAMADA DE TRABALHOS PARA 2018

 

Chamada para publicação: v. 3, n. 7

Seção Temática: Da Filosofia às TIC: um diálogo com várias Ciências

A Revista Afluente em seu número 7 dialogará com diversas Ciências, realizando a interlocução entre pesquisas da comunidade científica nacional e internacional.  Seu foco é a publicação de artigos inéditos, ensaios, análises críticas, resultantes de pesquisas e práticas refletidas teoricamente com temáticas emergentes e inovadoras acerca das TIC. Objetiva realizar uma troca de experiências entre saberes que se ressignificam e se entrelaçam, oportunizando uma reflexão sobre a complexidade do ser humano transitando pela sua evolução ontogênica e filogênica da civilização.


Áreas de Concentração:


- Filosofia

- Educação em toda sua Complexidade

- História

- Serviço Social

- Educação Física

- Direito

- Letras

- Psicologia

- Psicopedagogia

- Tecnologia da Informação e Comunicação

- Cursos da Área da Saúde que se utilizem das TIC

 

Organizadores:

Prof.  Dr. Joaquim José Jacinto Escola (Portugal - Universidade Trás os Montes e Alto Douro- UTAD)

Profa. Dra. Marianina Impagliazzo (Portugal - Universidade Trás os Montes e Alto Douro- UTAD UTAD)

Profa. Dra. Marisa Pascarelli Agrello (Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário Inta- UNINTA)

 

Seção livre: Artigos, ensaios, resenhas e entrevistas relacionados aos Estudos Linguísticos e Literários.

Prazo para recebimento dos trabalhos: 01/03/18

Previsão para publicação: abril de 2018

 

Chamada para publicação: v.3, n. 8

Seção Temática: Maria Firmina dos Reis, escritora e jornalista

A escritora oitocentista Maria Firmina dos Reis, nos últimos anos, vem ganhando destaque em diferentes espaços, seja nos estudos acadêmicos, seja como símbolo de resistência para os movimentos sociais contemporâneos, recebendo as mais variadas leituras nos âmbitos de sua trajetória de vida, da ficção e do jornalismo. Para este volume, receberemos trabalhos inéditos que tenham como foco a análise de determinados aspectos que versem sobre a vida e a obra da escritora maranhense, bem como diálogos extraliterários com outras áreas do conhecimento, tais como a história, as ciências sociais, as artes em geral e assim por diante. Há também neste dossiê a preocupação de refletir o local da obra firminiana na historiografia literária brasileira, com o intuito de problematizar os paradigmas canônicos estabelecidos até hoje no país.

 

Organizadores

Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes (UESPI/UEMA)

Profa. Dra. Cristiane Navarrete Tolomei (UFMA)

Prof. Me. Rafael Balseiro Zin (PUC/SP)

 

Seção livre: Artigos, ensaios, resenhas e entrevistas relacionados aos Estudos Linguísticos e Literários.

Prazo para recebimento dos trabalhos: 30/06/18

Previsão para publicação: agosto de 2018

 

 

Chamada para publicação: v.3, n. 9

Seção Temática: Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais

O presente dossiê receberá propostas de trabalhos - em andamento ou concluídas - que problematizem o contexto de Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais. Para tanto, serão acolhidas pesquisas inscritas na grande área da Linguística Aplicada (In)disciplinar, confluindo para os estudos sobre Linguagem e Educação. Nesta linha de pensamento, este dossiê busca ampliar as discussões que articulam questões de Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais nas mais diversas perspectivas e contextos (de ensino). Vários eixos temáticos serão considerados, a saber:

 

1- Desafios e propostas de Ensino/Aprendizagem de Línguas Adicionais;

2- Línguas Adicionais e Novas Tecnologias;

3- Processos de Transposição Didática no contexto de Ensino de Línguas Adicionais;

4- Línguas Adicionais e o Currículo do Ensino Médio;

5- Formação Docente em contexto de Línguas Adicionais;

6- Ensino da Libras como Língua Materna ou Adicional;

7- Ensino de Línguas Adicionais em regiões fronteiriças.

 

Organizadores:

Prof. Dr. Fábio Marques de Souza (UEPB)

Prof. Me. José Veranildo Lopes da Costa Junior (UERN)

Prof. Me. Ronny Diógenes de Menezes (UFRN)

 

Seção livre: Artigos, ensaios, resenhas e entrevistas relacionados aos Estudos Linguísticos e Literários.

Prazo para recebimento dos trabalhos: 30/10/18

Previsão para publicação: dezembro de 2018

 

 
Publicado: 2017-12-05
 
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v. 2, n. 6, set./dez. 2017


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