TEXTO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Ernani Terra

Resumo


Este artigo insere-se na linha de pesquisa que investiga a construção de sentidos em textos da esfera do discurso literário e visa dar subsídios a professores para um trabalho com textos literários em sala de aula. Com fundamentação teórica na semiótica de linha francesa (greimasiana), apresenta-se uma proposta metodológica visando à construção de sentido de textos a partir de três conceitos teóricos básicos: texto, enunciação e temas e figuras. Por texto, entende-se um todo de sentido organizado que estabelece comunicação entre sujeitos. A enunciação, sempre pressuposta pelo enunciado, se manifesta pela instalação da categoria de pessoa e de coordenadas espácio-temporais e constitui a sintaxe do discurso, o nível mais superficial e concreto do percurso gerativo do sentido como propõe a semiótica discursiva. Temas e figuras são elementos da semântica do discurso e são responsáveis pela coerência do texto. Esses conceitos são explicitados na análise do conto Diante da lei, de Franz Kafka, que representa o corpus deste artigo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Afluente: Revista de Letras e Linguística

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2525-3441


INDEXADORES:

http://diadorim.ibict.br/bitstream/1/1301/1/azul.jpg

Resultado de imagem para latindex

  Resultado de imagem para livre revistas de livre acesso

 

VISITANTES MUNDIAIS DA AFLUENTE: REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA