PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DIMENSÃO INVESTIGATIVA

Autores

  • Valfrido da Silva Nunes
  • Aracelle Cristina Barros de Araújo Nunes

Resumo

Este trabalho aborda a prática de produção textual em uma aula de língua portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) de uma escola pública da rede municipal no estado de Pernambuco, em 2016. O objetivo foi verificar as dificuldades apresentadas por um estudante, quando se pediu que ele produzisse uma carta pessoal. Os fundamentos teóricos voltam-se principalmente para uma concepção sociointeracional da linguagem, por meio dos gêneros. A metodologia consistiu na coleta do texto do aluno – uma carta pessoal –, tal como ele foi produzido, para que as análises pudessem ser realizadas. Os resultados mostram que a suposta carta produzida pelo estudante apresenta sérios problemas, tanto do ponto de vista da organização e do funcionamento do texto, quanto do uso da língua (aspectos gramaticais e ortográficos). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Nunes, V. da S., & de Araújo Nunes, A. C. B. (2017). PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DIMENSÃO INVESTIGATIVA. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 119–136. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/8154

Edição

Seção

Seção Livre