A INSERÇÃO DA MÍDIA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS

Autores

  • Simone Dália de Gusmão Aranha
  • Iolanda Paula de Lima Brito Mata

Resumo

O avanço das tecnologias de comunicação e informação viabilizou a propagação da internet, e, por consequência, ampliou os atos comunicativos. Tais mudanças possibilitaram o surgimento de múltiplas linguagens, que, embora estejam sempre presentes nas vivências diárias dos alunos, não costumam ser abordadas em sala de aula. À luz dos estudos atuais sobre letramentos, e tendo como corpus registros de comentários de alunos sobre o tema em foco, este estudo discute acerca práticas pedagógicas, entrelaçando o campo Mídia-Educação. Defendemos a tese de que conteúdos midiáticos podem ser inseridos em propostas pedagógicas, que estejam alicerçadas nas demandas efetivas de práticas sociais de leitura e de escrita (os letramentos). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Aranha, S. D. de G., & Mata, I. P. de L. B. (2017). A INSERÇÃO DA MÍDIA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 96–112. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/7678

Edição

Seção

Seção Livre